Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 07 de Dezembro de 2006 às 23:32

    Imprimir


A Petrobras e a PDVSA, estatais petrolíferas brasileira e venezuelana, assinaram hoje (7) acordo que prevê renovação por mais um ano o memorando de entendimento para a construção da Refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. O documento foi assinado por ocasião do encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Venezuela, Hugo Chávez, reeleito no final de semana para mais seis anos de governo.

Questionado quando a refinaria deve ficar pronta, Hugo Chávez não informou prazo e disse que essa é uma questão técnica. "O importante é que decidimos acelerar a conclusão da refinaria, que é muito importante para os dois países porque vai trazer 200 mil barris diários de petróleo da Faixa de Orinoco para ser misturado ao cru (óleo) brasileiro", disse após a reunião com Lula. Para o presidente venezuelano, a refinaria vai ajudar o Nordeste a se desenvolver. "Uma zona que precisa de energia para o desenvolvimento, que está experimentando e vai experimentar", afirmou.

O mesmo acordo prevê também renovação da exploração de óleo pesado no bloco de Carabobo-1, na Faixa de Orinoco, na Venezuela. De acordo com o presidente da PDVSA, Rafael Ramirez, a produção na região passou de 2 bilhões de barris mensais de petróleo para 9 bilhões de barris por mês. "Teremos perspectiva excelente para sustentar e desenvolver qualquer projeto conjunto", disse em declaração à imprensa.

Outros três acordos foram assinados. Um deles prorroga para até março de 2007 o projeto de Mariscal Sucre, que trata da exploração de gás natural em quatro campos venezuelanos do Golfo de Paria. A idéia é que as duas estatais finalizem as negociações. O terceiro renova, pelo mesmo prazo, carta de intenções para a exploração de gás e petróleo na Plataforma Deltana, na Venezuela. O último acordo visa estimular competitividade entre os fornecedores brasileiros e venezuelanos da Petrobras e a PDVSA.

Para o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, os acordos "reforçam e aceleram as parcerias" entre Brasil e Venezuela.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255678/visualizar/