Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 07 de Dezembro de 2006 às 10:22

    Imprimir


Será realizado amanhã, das 8h às 17h, o primeiro mutirão do Dia Nacional da Conciliação. Em Mato Grosso, as atividades ficarão concentradas no Fórum da Capital e no Colégio Liceu Salesiano São Gonçalo. No ginásio da escola será instalada uma central de esclarecimento à população. O evento será realizado pelo Poder Judiciário Mato-grossense.

Nesse dia, qualquer cidadão que tenha pendências que podem ser solucionadas judicialmente no âmbito dos Juizados Especiais e das Varas da Família poderão encontrar esclarecimento para o problema e até mesmo dar entrada em uma ação. Os Juizados Cíveis atendem causas cuja condenação não seja superior a 40 salários mínimos e os Criminais atendem processos cujas penas não ultrapassem dois anos

De acordo com o juiz substituto de 2º grau Carlos Alberto Alves da Rocha, coordenador estadual dos Juizados Especiais, todos os magistrados dos Juizados de Cuiabá vão realizar audiências nas salas de aula do colégio.

Além disso, no Fórum da Capital também serão realizadas audiências de conciliação previamente agendadas e, se possível, serão firmados acordos em casos que envolvem questões ligadas às Varas de Família, como o pagamento de pensão alimentícia e separação. A expectativa é que sejam realizadas 400 audiências somente nas Varas de Família.

Em Mato Grosso, o movimento está sendo conduzido por uma comissão designada pelo Presidente do TJMT, Desembargador José Jurandir de Lima. A juíza Edleuza Zorgetti da Silva é a coordenadora estadual. Já foram assinados termos de cooperação com a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB/MT) e faculdades de Direito da Unic, do Unirondon e Afirmativo.

No termo ficou estabelecido que o Poder Judiciário se compromete a providenciar o espaço físico e a disponibilizar recursos humanos para a organização do Movimento. Já os parceiros se comprometeram a disponibilizar representantes para atuar nas audiências.

Com o slogan 'Conciliar é Legal', o Dia Nacional da Conciliação está sendo promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e será realizado em todo o Brasil. O movimento visa divulgar e ampliar as soluções pacíficas para disputas judiciais através de acordos, bem como conscientizar a população de sua importância não só para a Justiça, mas para a sociedade em geral.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255815/visualizar/