Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 05 de Dezembro de 2006 às 23:28

    Imprimir


Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) - Estados Unidos, Grã-Bretanha, China, França e Rússia - e mais a Alemanha começaram hoje a analisar em Paris um projeto de resolução com sanções contra o Irã, por sua recusa em paralisar seu programa de enriquecimento de urânio.

O subsecretário de Estado dos EUA, Nicholas Burns, disse que não esperava progressos na reunião, mas pediu à Rússia e à China que chegassem rapidamente a um acordo sobre as sanções. "Já esperamos o suficiente. Tivemos horas e horas de discussões e realmente necessitamos que os governos russo e chinês coloquem a terceira ou a quarta marcha e trabalhem mais rápido para acertar conosco a base da resolução", disse Burns.

Os seis países estão divididos sobre a proposta de congelamento de ativos e uma proibição de viagem para indivíduos e grupos envolvidos no programa nuclear do Irã. O chanceler russo, Serguei Lavrov, disse hoje que a imposição de amplas sanções contra Teerã seria algo "irresponsável" e "contraproducente". Países ocidentais suspeitam que o Irã estaria tentando fabricar armas nucleares, mas o governo de Teerã garante que seu programa atômico é pacífico e busca apenas produzir energia.

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, fez hoje uma advertência às potências européias durante uma manifestação em Teerã. Ele declarou que considerará um "ato de inimizade" se França, Grã-Bretanha e Alemanha tentarem bloquear o desenvolvimento nuclear iraniano e irá reavaliar as relações de Teerã com eles.





Fonte: AE/AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256159/visualizar/