Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 04 de Dezembro de 2006 às 15:42

    Imprimir


Até a próxima semana a Petrobras iniciará a produção industrial do H-Bio na Refinaria Gabriel Passos, em Minas Gerais, informou hoje o gerente executivo de Abastecimento da estatal, Alan Kardec Pinto. Segundo ele, já estão também concluídos os testes para a entrada da produção do H-Bio em 2007, nas refinarias Repar (PR), Refap (RS) e Replan (SP).

Segundo ele, a alta do preço internacional do óleo de soja ainda não inviabiliza a produção do combustível que é adicionado ao diesel ainda em seu processo de refino, diferentemente do biodiesel, que é acrescentado posteriormente. "Quando elaboramos o projeto, havia uma rentabilidade prevista de 9%, com a substituição de parte do diesel por óleo de soja. Agora ambos os combustíveis estão empatando", comentou em entrevista após participar de evento promovido pela Amcham sobre o setor de energia.

O óleo proveniente da soja é o ideal para a utilização no H-Bio, por ser produzido no país em, larga escala. Segundo Kardec a produção do H-bio vai implicar uma redução de 15% na importação de diesel e vai gerar uma economia de US$ 145 milhões na balança comercial já em 2007. Para que isso ocorra serão utilizados 256 milhões de litros de óleo vegetal, ou 9,1% da produção nacional. Em 2008, com o início da produção de H-Bio também na Reduc, ele calcula que importação de diesel terá uma diminuição de 25%, o que deve ocasionar uma economia US$ 240 milhões. Até 2011, a Petrobras estima que 10 refinarias estejam produzindo o H-bio, utilizando um total de 1 bilhão de litros de óleo de soja.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256448/visualizar/