Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 03 de Dezembro de 2006 às 22:15

    Imprimir


A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) informou hoje que a produção de minério de ferro em Carajás (PA) bateu recorde mensal em novembro, atingindo 7,8 milhões de toneladas. Segundo cálculos da companhia, se esse resultado de novembro fosse "anualizado", ou seja, repetido em 12 meses, o ritmo de operação da produção na mina seria próximo ao estimado para o ano de 2007 - quando a Vale espera atingir 100 milhões de toneladas anuais na região.

Outros indicadores de produção na área têm resultado positivo. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, Carajás produziu 59,5 milhões de toneladas de minério de ferro, 14,1% acima do apurado em igual período no ano anterior. A Vale justificou o resultado, considerando que vem empreendendo sucessivos esforços para atender à demanda crescente por minério de ferro no mercado mundial de siderurgia - e, particularmente, à forte procura pelo

produto por parte do mercado asiático.

No terceiro trimestre, a Vale concluiu a expansão da capacidade de produção de minério de ferro de Carajás para 85 milhões de toneladas anuais, com custo de US$ 291 milhões. Esse aumento de capacidade de Carajás foi o décimo sétimo projeto de grande porte concluído pela CVRD desde o primeiro semestre de 2002, quando foi finalizada a construção da planta de pelotização de São Luís (MA).

Em outubro, cerca de 200 índios da Terra Indígena Xikrin, das aldeias Cateté e Djudjêkô, ocuparam as instalações industriais da Vale em Carajás, suspendendo por um dia a produção. Eles exigiam reajuste no recurso mensal repassado pela Vale, além da construção de 60 novas casas e reformas nas estradas próximas à mina.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256601/visualizar/