Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 02 de Dezembro de 2006 às 09:02

    Imprimir


O alto custo (direto e indireto) de realização da Agrishow Cerrado, considerada a maior feira agrícola da região Centro-Oeste, é um dos motivos do cancelamento da sexta edição da feira que aconteceria em 2007. Além deste, a crise do setor agrícola, em especial da sojicultura, é apontada como fator da não realização do evento para o próximo ano.

Na coletiva de imprensa, realizada na manhã de ontem em Rondonópolis-MT, Hugo de Carvalho Ribeiro, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, explicou que a decisão do cancelamento da Agrishow Cerrado 2007 foi da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), realizadora das Agrishow’s. “A Fundação MT, organizadora do evento em Rondonópolis, não poderia desrespeitar a decisão da Abimaq, nem tão pouco, fechar os olhos para o atual cenário agrícola no país”, disse.

Ribeiro esclareceu ainda aos jornalistas que desde a edição do ano passado, o resultado de comercialização durante a feira já não atendia as expectativas das empresas. “Conseguimos sim difundir informação tecnológica para os produtores. No aspecto de divulgar conhecimento, fizemos muito bem. Porém tem o outro lado das empresas que precisa ser contemplado. Isso não ocorreu nas duas últimas edições da feira porque o produtor está descapitalizado”.

O presidente afirmou ainda que o cancelamento da feira refletirá para toda a sociedade rondonopolitana. Conforme Ribeiro, o setor hoteleiro, o de alimentação, de locação de carro, prestadores de serviços e outros serão os mais atingidos. “Não é só a classe agrícola que perde com a não realização da Agrishow Cerrado, mas todas as pessoas que mesmo indiretamente tiravam alguma receita antes, durante ou após a feira”.

Quanto à realização da feira em 2008, Ribeiro foi enfático em dizer que não está definida a realização do evento e que também não está resolvida se a Agrishow Cerrado acontecerá de dois em dois anos.

TecnoCampo – De janeiro a março de 2007, acontecerá o TecnoCampo, evento sobre tecnologia para o campo. De acordo com Hugo Ribeiro, o evento tem foco no produtor rural e em tecnologia agrícola. “Independente da realização da Agrishow Cerrado, o TecnoCampo aconteceria, pois é um evento da Fundação MT, onde divulga os resultados dos trabalhos gerados por meio de pesquisa realizada pela nossa instituição e leva informação valiosa para o produtor”.

Assim como neste ano, o TecnoCampo acontecerá nas cinco principais regiões produtoras de Mato Grosso. A primeira etapa do evento será realizada na região Médio-norte. Na segunda, o evento acontecerá na região do Parecis. A terceira etapa contemplará produtores da região Sudeste do estado. A quarta etapa do TecnoCampo será promovido na região Sul. A última etapa do evento será realizada na região do Vale do Araguaia.

“Nós continuaremos levando informação para o produtor para ajudá-lo a produzir com eficiência e ter bons resultados de produtividade”, destacou Ribeiro.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/256888/visualizar/