Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 30 de Novembro de 2006 às 13:47

    Imprimir


O Brasil colherá na temporada 2006/2007 uma safra recorde de 475,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 10,3% a mais que as 431,4 milhões de toneladas da colheita anterior, informou hoje o Ministério da Agricultura.

Esta será a maior colheita de cana do país, que é o principal produtor e exportador mundial de açúcar e de álcool vegetal combustível.

Os números oficiais da colheita mostram um aumento de 1% (4,5 milhões de toneladas) em relação às últimas projeções divulgadas em agosto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

"O clima propício em todas as regiões foi o responsável pelas variações positivas", diz o estudo apresentado em Brasília pelo presidente da Conab, Jacinto Ferreira.

A seca que afetou algumas regiões produtoras do estado de São Paulo, o principal produtor nacional, foi compensada por chuvas em outros municípios do Paraná e do Mato Grosso.

Cerca de 86% da produção está concentrada na região Centro-Sul (410 milhões de toneladas) e 59,5%, no estado de São Paulo.

As estimativas oficiais, levantadas entre cerca de 360 empresas do setor e entidades públicas e privadas, indicam que 242 milhões de toneladas serão destinadas à produção de açúcar, enquanto 184 milhões serão usadas para a produção de álcool vegetal.

Nesta temporada, o Brasil deverá produzir 17,6 bilhões de litros de álcool, dos quais 9,2 bilhões serão do tipo hidratado - que é vendido nos tanques de combustíveis - e 8,4 bilhões, do tipo anidro - que é misturado à gasolina.

A área cultivada da cana-de-açúcar foi expandida em 6%, de 5,84 milhões de hectares no ciclo 2005/2006 para 6,19 milhões de hectares na safra atual.

"O crescimento se deve à ocupação das áreas não utilizadas pela atividade pecuária", diz o estudo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257297/visualizar/