Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 29 de Novembro de 2006 às 23:59

    Imprimir


A Associação Mato-grossense dos Municípios, AMM, através da Associação dos Municípios com Potencial Turístico (Amptur), realiza encontros em diversas regiões do Estado. A convite da prefeita de Dom Aquino, Maria Jose Borges, a Amptur promoveu nesta semana um encontro com o objetivo de discutir o desenvolvimento do turismo. A prefeitura reuniu secretários municipais, vereadores empresários, professores da rede pública e outras lideranças para o encontro que resultou no lançamento da Associação de Turismo do município de Dom Aquino. Em seu discurso a prefeita disse que pretende criar de imediato a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, além de articular a criação de uma comissão junto a Câmara Municipal. “É muito importante que a comissão de vereadores e segmentos organizados integrem este trabalho visando o desenvolvimento do turismo, pois temos potencial a ser explorado, por isso precisamos da participação de todos ” disse ela

A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso Yeda Marli de Assis, enalteceu o trabalho da Amptur nos municípios e disse que o papel mais importante é o de orientar e conscientizar as lideranças sobre a importância da atividade turística como fonte econômica. Conforme Yeda a Sedtur coordenou em diversos municípios, eventos turísticos, como os campeonatos e festivais de pesca, que despertaram a comunidade para a valorização do potencial turístico.“Estabelecemos um planejamento, realizamos diversas palestras visando a organização e a divulgação do turismo. A Amptur também cumpre muito bem o seu papel junto aos municípios, fomentando o turismo e oferecendo um modelo de gestão pública”, assegurou.

O consultor da Amptur, Francisco Lacerda frisou que a entidade define estratégias e articula um conjunto de idéias e ações, que viabilizem o desenvolvimento econômico dos municípios. O trabalho visa compartilhar informações essenciais e estratégicas sobre esta indústria do turismo de forma a nivelar conhecimentos das autoridades e lideranças, condição essencial para uma política de fomento e desenvolvimento turístico. Além de apresentar um modelo de gestão social que organize e integre, num único esforço, o setor público, os empresários e a sociedade civil, para a elaboração e implementação do Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal.

Na avaliação de Lacerda, a motivação e o comprometimento da sociedade são fundamentais. O sucesso depende muito da presença dos segmentos organizados, notadamente das lideranças locais e de professores das redes pública e privada. “Não é possível desenvolver um destino turístico sem uma forte base de educação turística, ambiental e cultural. Por isso o papel dos professores é indispensável neste processo. Buscamos sob a liderança do prefeito e do secretário de educação, a presença dos mestres nos encontros”, garantiu.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257445/visualizar/