Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 28 de Novembro de 2006 às 13:56

    Imprimir


Um movimento que começou na Universidade Federal da Bahia, agora estende-se para outras 11 instituições fererais do País, como a do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Universidade de Brasília: acabar com o vestibular. A idéia é adotar como critério de seleção o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, há o projeto de criar Bacharelados Interdisciplinares (BIs), com a intenção de retardar a escolha profissional do estudante.

Segundo o jornal O Globo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é uma das que mais avançaram no assunto e até já inclui a novidade do seu Plano de Desenvolvimento Instituicional (PDI), uma espécie de carta de intenções do reitor válidas por uma administração. Na Bahia, a expectativa é que as mudanças comecem a vigorar no próximo ano.

Novo modelo Na nova proposta, o aluno não escolhe o curso ao entrar na universidade. Durante três anos, ele cursaria um Bacharelado Interdisciplinar (BI), estudando disciplinas básicas de formação geral, como Matemática, Ciências da Vida, Humanidades e Artes.

Somente após esse período, os estudantes escolheriam as carreiras, em função do desempenho. Com a mudança, mais alunos seriam mais admitidos, mas ainda não se sabe quantas vagas as universidades terão. Apesar o aumento, o novo número de vagas não será suficiente para absorver todos os recém-saídos do ensino médio, sendo necessária uma seleção. No entanto, em vez do vestibular tradicional, será utilizado o Enem.

"O Enem é nacional, gratuito e avalia o potencial", diz o reitor da UFBA Naomar Monteiro de Almeida Filho. Segundo ele, os vestibulares precisam ser extintos porque avaliam apenas o conhecimento acumulado, não o talento dos estudantes.

Modelo interdisciplinar Em um modelo semelhante ao aplicado nos EUA e em países da Europa, os universitários da UFBA cursarão três anos de um ciclo básico, podendo escolher as disciplinas que quiserem. Depois disso, apenas os alunos que tiverem boas notas passarão para os cursos pretendidos. Quem não passar receberá um diploma de bacharel.

O modelo ajudará a combater a evasão, já que os alunos terão mais tempo para decidir depois de ter contato com disciplinas de várias áreas.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257828/visualizar/