Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Novembro de 2006 às 09:42
Por: Marcy Monteiro Neto

    Imprimir


O governador Blairo Maggi (PPS) vai depor nesta terça-feira como testemunha de defesa do ex-secretário da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema), Moacir Pires de Miranda Filho, que foi detido no ano passado durante a Operação Curupira. Pires é acusado por formação de quadrilha, crime contra a paz pública, crime contra a administração pública e crime contra o meio ambiente. O processo está sob a responsabilidade do juiz Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara Federal de Mato Grosso.

Moacir Pires arrolou como testemunha de defesa o governador Blairo Maggi e o ex-secretário de Meio Ambiente do Estado, Frederico Guilherme Müller, que atuou na pasta durante o governo de Dante de Oliveira. A oitiva do governador está marcada para acontecer às 14h no gabinete dele, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Já Frederico Müller será ouvido pelo juiz Julier no dia 7 de dezembro, na Justiça Federal.

Defesa

Em depoimento à Justiça Federal em junho do ano passado, Moacir Pires negou que tenha recebido propinas para conceder licenciamentos ambientais e que tenha pedido ao ex-diretor de Florestas da Fema, Rodrigo Justus de Brito, que concedesse licenças ambientais irregularmente. Pires, na época, afirmou que não se recordava de ter autorizado desmatamentos em área de preservação ambiental. Segundo o réu, os documentos chegavam prontos à mesa dele, faltando apenas assinar.

O caso

Moacir Pires de Miranda foi denunciado, durante a Operação Curupira, por crime administrativo ambiental, formação de quadrilha e de uso do cargo público para beneficiar terceiros. Ele chegou a ficar oito dias preso. Meses depois, Pires foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por crime de concessão de licença ambiental irregular, porque teria autorizado o funcionamento de seis projetos de piscicultura, instalados em área de preservação permanente.

A Operação Curupira, da Polícia Federal e Ministério Público Federal, foi resultado de nove meses de investigação e desarticulou uma das maiores organizações criminosas do país, composta por madeireiros e despachantes especializados na extração e transporte ilegal de madeira, mediante corrupção de servidores públicos do Ibama e da extinta Fema.

A quadrilha atuava há 14 anos em Mato Grosso, Pará, Rondônia, Santa Catarina e Paraná. Segundo as investigações da PF, foi responsável pela retirada ilegal de quase 2 milhões de metros cúbicos de madeira. A megaoperação foi deflagrada no dia 2 de junho de 2005. Foram presos, além de Pires, o ex-gerente executivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso, Hugo José Werle, o ex-diretor de Florestas do Ibama, Antonio Carlos Hummel e mais 97 pessoas.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257902/visualizar/