Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 27 de Novembro de 2006 às 14:26

    Imprimir


Começou às 9 horas de hoje (27.11), no saguão e no auditório da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, a 4ª Feira Ambiental – no total serão realizadas 12 feiras ambientais no país -, a de Mato Grosso é sobre a bacia Hidrográfica do Paraguai. Luiz Henrique Daldegam, secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), representando o secretario Marcos Machado, destacou os avanços nas questões ambientais nos governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Blairo Maggi, que trouxeram as questões para serem discutidas com a sociedade, em fóruns, debates e convenções em níveis locais e nacionais.

Para Daldegan, tanto o governo do presidente Lula, como do governador Blairo Maggi estão fazendo um trabalho com desenvolvimento sustentável em alto nível. A elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos é um dos exemplos e uma das provas de que os governos federal e estadual estão unidos e trabalhando”, destacou Daldegan.

O secretário-adjunto da Sema levantou a platéia e arrancou aplausos do lotado auditória da Assembléia Legislativa ao conclamar, principalmente aos jovens e estudantes a se engajarem na luta em defesa da natureza: “Procurem participar, cada vez mais, de eventos com este, de fóruns, de convenções e tudo o que for relativo ao mio ambiente. A conscientização é muito importante”.

Na abertura do evento, o secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, fez uma uma apresentação sobre a participação da sociedade no processo de implementação do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e sobre o Caderno da Região Hidrográfica do Paraguai. “Já realizamos outros três eventos com este, o quarto de uma série de 12. São oportunidades que temos de discutirmos o meio ambiente e, principalmente para falarmos obre a água, a nossa principal fonte de vida”, destacou Senra.

Mato Grosso é considerado o Estado das águas, pois, possui um enorme manancial ainda não explorado, mas enfrenta problemas em pontos considerados críticos, onde a qualidade da água servida à população é afetada pela grande quantidade de esgoto que é depositada no leito do rio. É o caso do rio Cuiabá, cuja contaminação do seu leito com lixo e dejetos domésticos é latente.

Durante a Feira Ambiental estão sendo discutido, entre as questões ambientais, a posição adotada pelo governo e o papel da sociedade na preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente de uma forma geral.

O superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luis Noqueli, voltou a afirmar que a participação da sociedade, sobretudo, dos representantes da sociedade civil organizado é muito importante, pois, é um assunto que interessa a todos.

Mexilhão Dourado

Também entrou nos debates como já estava previsto, a existência do Mexilhão Dourado no Pantanal mato-grossense. O molusco de origem marítima não possui predadores naturais em água doce e segundo os especialistas, representa uma ameaça para embarcações e construções, como usinas e pontes de concreto. Ele se espalha rapidamente e é voraz na destruição de aço e concreto.

As mais de 500 pessoas, entre visitantes, palestrantes e envolvidos diretamente no evento que estiveram na Feira Ambiental na manhã de hoje, puderam comprovar que além das discussões científicas, também está acontecendo uma exposição de trabalhos científicos e artísticos com palestras técnicas e informativas, além de mostras de vídeos e outras atividades culturais.

A Programação

09h00 Abertura com autoridades

10h00 Apresentação do vídeo do Plano Nacional de Recursos Hídricos

10h15 Palestra sobre o PNRH - Secretário de Recursos Hídricos do M.M.A – João Bosco Senra

10h45 Apresentação do Caderno Regional do Paraguai

11h15 Exposição dos trabalhos científicos e artísticos e apresentação de vídeos (o dia todo)

14h00 Palestra : Cidadão da Água “todos podemos ser” – Leonice de Souza Lotufo – Geóloga e Guia de Turismo, Especialista em Gestão Ambiental e Gerenciamento Participativo do Meio Ambiente.

15h00 Palestra: Monitoramento da Qualidade da Água – Adélia Alves de Araújo – Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e Sérgio Batista de Figueiredo – Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental

16h00 Palestra: Efeitos da Poluição no Meio Aquático – Ellen Kenia K. Pantoja – Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais

17h00 Palestra: Ações e estratégias de controle do Mexilhão Dourado no Pantanal – Cláudia Callil – Dra em Ecologia e Biociência – Professora da UFMT e Orientadora da Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade.

18h00 Encerramento: Apresentação de Grupo de Dança Afro

O evento promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos (SNRH), tem como objetivo discutir com a sociedade o gerenciamento da água no Estado e a elaboração do plano estadual de recursos hídricos.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/258032/visualizar/