Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 09 de Dezembro de 2013 às 07:47
Por: Vinícius Tavares

    Imprimir


O senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) demonstra preocupação com o desempenho escolar do Brasil verificado no Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa), exame que avalia estudantes de 15 anos em matemática, leitura e ciências e que foi divulgado esta semana.


 
Conforme o levantamento, apesar de a média de desempenho dos brasileiros, entre 2003 e 2012, ter passado de 356 para 391 pontos, o Brasil ocupa a 58ª posição entre os 65 países participantes da última edição do teste.
 


 
“Ainda assim, ficamos com duas posições a menos do que em 2009 e continuamos atrás de outros países latino-americanos, como o México, Uruguai e Costa Rica. Estamos à frente apenas da Argentina, Colômbia e Peru”, disse em discurso no plenário do Senado.


 
Para Osvaldo Sobrinho, esses resultados refletem uma quase sabotagem por que passa a educação no país. Advertiu que o Brasil não pode comemorar enquanto vê a educação escorrer “ralo abaixo” e defendeu o enfrentamento ao desafio de recuperar a educação pública.


 
“Sabemos que a educação é uma coisa séria. Sabemos da gigantesca e quase impagável dívida do Estado para com todos nós cidadãos nesta área vital do desenvolvimento”.


 
O parlamentar defendeu investimentos em educação básica, na formação e valorização do professor e criticou a falta de foco da política nacional ao dar maior ênfase à formação superior.


 
“Sem uma reforma na educação básica não formaremos bons doutores, engenheiros e jornalistas nem bons professores. O Brasil precisa rever sua política de investimentos e dar uma guinada no ensino básico e fundamental”, argumentou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2592/visualizar/