Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 21 de Novembro de 2006 às 17:52

    Imprimir


Durante toda esta semana, os Coordenadores da Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) Elvio Rufino da Silva (Informática), Maurel Castro de Amorim (Atendimento e Controle) e Manaíra Yamamura Rios (Conciliação), além da Chefe do Conselho Recursal, Priscila Garcia Moreira, farão a orientação e treinamento dos atendentes, fiscais e conciliadores da sede municipal do órgão em Rondonópolis (212km ao Sul). O Procon do município passa por um processo de informatização do seu Banco de Dados, ou seja, fará parte do Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor.

Enquanto a Coordenadoria de Informática do Procon-MT está responsável em instalar toda parte técnica e treinar todos os funcionários no manuseio geral do Sistema e dos modelos de processo e Cartas de Investigação Preliminar (CIP), a Coordenadoria de Conciliação e de Atendimento orientam sobre como um atendimento e audiência devem ser registrados e a Chefia de Conselho Recursal sobre quais são os procedimentos para a aplicação de multas.

O Sindec será instalado nos computadores para que todos os funcionários, que irão trabalhar na sede já sejam treinados, simulando um real atendimento ao consumidor. O Sistema possibilita, ainda, o acesso a gráficos, a informações com base em perfis e demandas do consumidor, os tipos de atendimentos mais utilizados, as empresas reclamadas, as áreas mais procuradas e as condutas praticadas nos outros Estados, com uma base de dados integrada. A nova tecnologia possibilita, principalmente, um tempo menor para a resolução de conflitos do consumidor.

“Com o Sindec, o atendimento deixa de ser manual e passa a ser integrado em rede com os demais Procons do país”, concluiu Elvio. A expectativa por parte dos funcionários é grande, uma vez que o atendimento ficará mais rápido e a realização de pesquisas e relatórios será facilitado.

O Procon de Rondonópolis foi inaugurado no dia 27 de março de 1.998, sob a Coordenação de Ana Inês Nunes Garcia Ferreira. O Sindec pode ser acessado pela Internet pelo site www.mj.gov.br/dpdc/sindec e outras informações de defesa do consumidor podem ser encontradas em www.setecs.mt.gov.br/procon. A sede Estadual de Defesa do Consumidor faz uso do Sistema desde julho de 2005.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259327/visualizar/