Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 21 de Novembro de 2006 às 14:40

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu nesta terça-feira em Mato Grosso que a agricultura não vai mais enfrentar a crise que sofreu nos últimos dois anos. Ao lado do governador reeleito de Mato Grosso, Blairo Maggi, ele afirmou que o problema será resolvido por meio de um trabalho conjunto entre o governo federal e os Estados. Lula inaugurou um trecho da BR-364, ligando Sapezal a Comodoro, e colocou em funcionamento a usina de biodiesel Barralcool, nas proximidades de Barra dos Bugres.

"Nós vamos agora, aprendendo a lição que nós aprendemos, e com a possibilidade de mais quatro anos de governo, trabalhando de forma uniforme, governo do estado e governo federal, e a gente vai poder garantir que a agricultura brasileira não sofra mais a crise que sofreu nesses últimos dois anos" - afirmou Lula, para quem, o Brasil está pronto para dar o passo do crescimento econômico. Segundo ele, o país já deu o primeiro passo, que foi o da consolidação da economia.

"Nós já criamos as condições para este país dar um segundo passo, que é o passo do crescimento econômico, do desenvolvimento econômico e da distribuição de renda. E só é possível a gente fazer distribuição de renda se a economia brasileira crescer para gerar as oportunidades de emprego e gerar a quantidade de salários que nós entendemos que o povo brasileiro precisa ter direito", afirmou Lula durante a cerimônia de entrega de trecho da BR 364, entre Sapezal e Comodoro.

Apesar de ter declarado que não iria mais comparar seu governo com o do antecessor Fernando Henrique Cardoso, Lula voltou a mencionar os problemas da gestão anterior. "Quando nós tomamos posse, o Brasil estava numa situação muito delicada porque a gente não conseguia exportar quase tudo que a gente produzia e tinha poucas reservas. Hoje, nós temos um recorde histórico nas nossas reservas. Nunca na história o Brasil teve tanta segurança de reservas em dólar para garantir o nosso crescimento."

Se dirigindo a Maggi, Lula afirmou que o problema da soja pode estar ligado ao sucesso de outros produtos da agroindústria. "Eu estou lembrado, Blairo, desde que eu comecei a fazer política, que de tempos em tempos a agricultura entra em crise. Na verdade, nós temos uma crise da soja porque, na verdade, no Brasil, o café nunca ganhou tanto dinheiro quanto ganhou nesses anos; o açúcar e o álcool nunca venderam tanto como venderam neste ano, e a gente poderia pegar, por exemplo, o suco de laranja que também vende bem."

O presidente aproveitou para cumprimentar Maggi pela vitória nas urnas. "Eu dizia ao governador Blairo Maggi que só tem sentido uma pessoa ser candidata à reeleição a qualquer cargo público se ela tiver consciência de que precisa fazer mais e fazer melhor do que fez no primeiro mandato. E todo mundo aqui sabe, Blairo, o que você fez neste estado de Mato Grosso. Todo mundo aqui sabe como é que nós encontramos o Brasil e como é que o Brasil está hoje".





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259391/visualizar/