Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 21 de Novembro de 2006 às 07:52

    Imprimir


Em projeto inédito no Estado e no País, entra em operação em Mato Grosso a primeira usina de produção de biodiesel integrada a uma fábrica de álcool e açúcar, em Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte de Cuiabá), município que tem como base produtiva a plantação de cana-de-açúcar.

A planta de biodiesel da empresa Barralcool foi criada partir de um modelo único no mundo que permite ao ser instalada em anexo a uma fábrica de bioetanol, a integração energética a partir de fontes de energia como vapor, água, biodiesel e álcool, além de trabalhar com aproveitamento de outras facilidades existentes no complexo industrial.

Essa solução empregada possibilita e redução entre 20 a 25 % no investimento quando comparada com uma planta de biodiesel não integrada, o que contribui também na queda do custo final do combustível, uma vez que os insumos utilizados serão da usina de álcool já instalada.

Conforme afirma o diretor-presidente da Barralcool, João Nicolau Petroni, a produção de etanol etílico, a partir da cana-de-açúcar, tende a crescer cada vez mais no mundo em comparação com o biometílico, produzido a partir do petróleo. “A tendência do mercado é crescer cada vez mais e por isso a produção do biodiesel a partir de fontes renováveis é a chance de atender esse mercado a partir da obtenção de um produto de grande aproveitamento”, observou Petroni ao referir-se a obrigatoriedade de adição de 2% de biodiesel ao óleo diesel a partir de 2008 até chegar aos 5% no ano de 2013.

Segundo dados do Departamento de Combustíveis Renováveis, do Ministério de Minas e Energia, quinze estados brasileiros estão com projetos de investimentos em usinas de biodiesel representando uma capacidade de produção em torno de 1,8 bilhão de litros por ano, demanda que aumentará com a obrigatoriedade da adição do biodiesel ao óleo diesel.

Para a produção do biodiesel, a nova planta possui capacidade de processar 50 mil toneladas de grãos, o que gera 57 milhões de litros do combustível destinado a atender a demanda de Mato Grosso. A produção será gerada a partir de vários óleos e quando estiver operando na rota etílica, do bioetanol como matéria-prima, irá produzir biodiesel 100% ecológico utilizando em sua composição produtos de origem vegetal e provenientes de fontes renováveis, até mesmo em sua fonte de energia elétrica e térmica, onde será utilizado o bagaço de cana como combustível.

Segundo o executivo da Barralcool, a usina iniciará a produção de biodiesel a partir do grão de soja e expandirá para outras oleaginosas como o pinhão manso e girassol, adquiridas de produtores da agricultura familiar.

Dessa forma, a Barralcool passa a ser a primeira usina no mundo a gerar as bioenergias: bioeletricidade, bioetanol e biodiesel. A bioeletricidade já é realidade na empresa com a geração de energia limpa através do bagaço da cana (biomassa) desde 1996, sendo empresa pioneira no Estado nesse setor.

Dos 24 Mw/h de energia elétrica produzidos, 7 Mw/h são utilizados para consumo próprio e 17 Mw/h destinados à comercialização. Esta quantidade de energia elétrica é suficiente para atender a demanda de uma cidade com 130 mil habitantes.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259530/visualizar/