Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 20 de Novembro de 2006 às 14:24

    Imprimir


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza amanhã e quarta-feira (22) o seminário "Desafios à Expansão da Agropecuária Brasileira". O evento debaterá temas como as restrições ambientais à agricultura, o trabalho no campo, a competitividade do setor e os entraves externos aos produtos agrícolas brasileiros. Foram convidados representantes do agronegócio, da agricultura familiar, pesquisadores e autoridades do governo.

O seminário também é promovido pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica. As atividades ocorrem no auditório Nereu Ramos.

A abertura do seminário, às 14 horas, terá a palestra do ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli (governo Geisel). Foi Paulinelli quem abriu as fronteiras do Cerrado para a agricultura nos anos 70, quando se acreditava que as terras da região eram impróprias para a produção. O ex-ministro recebeu neste ano o Prêmio Mundial da Alimentação (http://www.worldfoodprize.org), considerado o Nobel da agricultura.

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, também foi convidado para a abertura do seminário, assim como os ministros da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto; e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Outro brasileiro que recebeu o Prêmio Mundial da Alimentação neste ano foi o ex-chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) Edson Lobato, que também participará do seminário. Entre 1975 e 2004, Lobato desenvolveu pesquisas na área de avaliação da fertilidade do solo e produtividade agrícola no Cerrado. Seu trabalho teve como ponto forte a adubação e a recuperação de solos pobres. Em 20 anos de premiação, Paulinelli e Lobato são os primeiros brasileiros a serem agraciados.

O primeiro painel do seminário discutirá os entraves ao aumento do comércio internacional de produtos agrícolas brasileiros. Deverão participar o presidente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone), Marcos Jank; o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto; e o representante do Ministério das Relações Exteriores Roberto Azevêdo.

Edson Lobato participará do segundo painel, no dia 22, sobre as "Restrições ambientais à expansão sustentável da agropecuária brasileira". Também confirmaram presença o secretário de Políticas para o Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Amorim Viana; o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado; e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Assuero Doca Veronez.





Fonte: Agência Câmara

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259646/visualizar/