Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 20 de Novembro de 2006 às 06:48

    Imprimir


Os países que assinam o Protocolo de Kyoto, tratado internacional sobre redução de emissão de gases nocivos ao meio ambiente, acertaram nesta sexta-feira em Nairóbi, no Quênia, que vão retomar em 2008 as negociações sobre como enfrentar o aquecimento global.

Nas negociações, os países pretendem discutir formas de reduzir as emissões de gases entre 2013 e 2017, já que o Portocolo de Kyoto expira em 2012.

Ainda não há definição de prazo final para as negociações. Também não foram estabelecidas pré-condições para o diálogo, de acordo com a agência de notícias AFP.

O acordo para a retomada da negociação foi firmado durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que está sendo realizada em Nairóbi, com participação de delegações de 189 países. O Protocolo de Kyoto conta com 168 assinantes.

Países em desenvolvimento

Um dos principais pontos a ser discutido a partir de 2008 é a inclusão de países em desenvolvimento – como China e Índia – nas metas de redução de poluição. Atualmente, 35 nações consideradas desenvolvidas têm metas a cumprir.

Os Estados Unidos, maior emissor de gás carbônico, não assina o Protocolo.

Antes da decisão desta sexta-feira, havia um impasse na reunião da ONU no Quênia sobre a revisão do Protocolo. Grupos de ambientalistas diziam que as propostas das nações não estavam à altura do problema do aquecimento global.

Segundo o enviado especial da BBC Brasil a Nairóbi, Paulo Cabral, o Brasil foi muito criticado por ONGs durante a Conferência da ONU por não aceitar a discussão do Artigo 9, que trata da análise e possível revisão das metas de Kyoto.

No fim da primeira semana de encontros, o país chegou a ganhar o prêmio “Fóssil do Dia”, concedido pelas ONG’s presentes em Nairóbi ao país considerado como o de pior desempenho nas discussões daquele dia.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259760/visualizar/