Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 18 de Novembro de 2006 às 22:31

    Imprimir


Movimentos do mundo inteiro, incluindo alguns que figuram na lista de organizações terroristas da União Européia (UE), se reuniram neste sábado na Dinamarca para uma conferência sobre as leis antiterroristas.

A ONG dinamarquesa de extrema-esquerda "Rebelião" é a anfitriã do encontro, que acontece em dois dias e tem como tema "A legislação antiterrorista, os direitos políticos e a solidariedade internacional".

"O objetivo da conferência é debater a suposta guerra contra o terrorismo que nós percebemos como uma ameaça mundial contra os direitos democráticos", declarou à AFP o porta-voz da ONG, Jens Henneberg Andersen.

Em outubro, um dirigete da "Rebelião" foi processado, em virtude da legislação antiterrorista dinamarquesa de 2002, pelo apoio financeiro da ONG às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e à Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP), incluídas na lista de organizações terroristas da UE.

Entre os participantes na conferência estão o partido basco Batasuna e a associação de defesa dos presos bascos Askatasuna, ambas incluídas na lista da UE e consideradas ilegais na Espanha.

O Conselho Nacional Palestino, principal órgão político da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), a organização colombiana Prensa Rural, a filipina Bayan Muna - Bayan International, a turca International Platform Against Isolation (IPAI) e a sueca Demokratiuppropet (Chamada Democrática) também estão presentes.

"O que desejamos dizer é que os conflitos violentos devem ser resolvidos por meio do diálogo e negociação, e não colocando na categoria de terroristas uma ou outra parte", explicou Henneberg Andersen.

"A legislação antiterrorista européia se volta contra a oposição política e não serve para combater o terrorismo como tal", disse.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259973/visualizar/