Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 18 de Novembro de 2006 às 15:00

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou hoje no Rio de Janeiro a campanha nacional contra a dengue, doença que, segundo números oficiais, causou 61 mortes nos nove primeiros meses do ano.

Em um ato organizado pelo Ministério da Saúde na favela da Mangueira, zona norte do Rio de Janeiro, Lula convocou os "190 milhões de brasileiros" a ajudar autoridades nacionais, regionais e municipais na luta contra a doença.

"A forma mais eficaz de combater a dengue é que a sociedade brasileira assuma, junto com as três instâncias do Governo, sua responsabilidade" no combate aos mosquitos que transmitem a doença, afirmou o chefe de Estado durante o chamado Dia Nacional da Mobilização contra a Dengue, que as autoridades batizaram como o "Dia D".

Segundo o Ministério da Saúde, com 61 mortes entre janeiro e setembro, 2006 já é o segundo ano com mais vítimas por essa doença na história do país.

Quando ainda faltam computar os casos dos últimos três meses do ano, o total de mortes por dengue só é superado pelo registrado em 2002, quando a doença causou 150 mortes.

Segundo o Ministério, entre janeiro e setembro foram diagnosticados 279.000 casos, acima dos 221.000 de 2005.

Segundo o líder, todas as famílias têm que assumir a responsabilidade de "não permitir que em suas casas fiquem depósitos (de água) nos quais os mosquitos vão fazer a festa no final do ano".

O governante indicou na cerimônia que a campanha será realizada mediante propagandas em todas as redes de rádio e televisão do país.

A iniciativa foi lançada hoje quando começa o período de chuvas de verão, no qual podem aumentar os focos de mosquitos que transmitem a doença.

O Ministério da Saúde pretende com esta campanha conscientizar os brasileiros para que adotem as medidas necessárias para prevenir a doença, como evitar espaços com água estagnada que servem de criadouros para os mosquitos.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260030/visualizar/