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Quinta - 16 de Novembro de 2006 às 18:47

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Relatório preliminar apresentado pela Aeronáutica nesta quinta-feira confirma que o jato Legacy perdeu contato com o Centro Aéreo de Brasília no período da colisão com o avião da Gol em 29 de setembro. O documento, porém, ainda não faz qualquer conclusão sobre a tragédia."Sei que existe uma expectativa, mas qualquer conclusão é prematura", disse o coronel Rufino Antônio Ferreira, que comanda as investigações.

O coronel, aliás, afirmou que a Aeronática não pretende apontar culpados. "Responsabilidade não é o foco de nossa investigação. Vamos apontar prevenções ao acidente", disse. De acordo com o relatório, não houve qualquer tentativa de contato entre o Legacy e a torre de Brasília entre 15h51 e 16h26 do dia 29. A partir deste último horário, a torre de Brasília tentou chamar o jato por sete vezes até 16h53. Somente neste horário, o jato teria respondido, informando que não havia conseguido entender a informação passada pela torre de Brasília.

Segundo o relatório, o próprio jato começou a fazer contato a partir de 16h48, com 12 chamadas até 16h53. Após esta última chamada, o Legacy tentou falar, em vão, mais sete vezes com a torre, até o momento da colisão com o avião da Gol, às 16h56. O relatório alerta que não houve qualquer problema de comunicação com o Boeing da Gol.

De acordo com o coronel Rufino, os problemas de comunicação entre o jato e a torre de Brasília podem ter ocorrido pelo não funcionamento do transponder (aparelho de radar de comunicação) do Legacy. No entanto, não se pode, por enquanto, afirmar que o aparelho estava desligado. "Não tenho a certeza de que ele não funcionou. Tenho a certeza de que as chamadas do Legacy não chegaram", disse. "As informações não chegaram e existe uma explicação para isso. O transponder pode ser o problema, mas também pode ser os equipamentos da torre de Brasília. Tudo está sendo analisado", ressaltou o coronel.

O relatório confirma que o jato decolou de São José dos Campos e deveria seguir a Brasília a 37 mil pés. De Brasília até um determinado ponto, teria que reduzir a 36 mil, e, em outro ponto, subir a 38 mil. Nada disso foi feito, e o Legacy permaneceu a 37 mil pés após Brasília, colidindo com o avião da Gol, que viajava na mesma altitude.

Segundo o coronel Rufino, não é possível ainda para dizer os motivos que levaram o jato a não pedir autorização para manter a altitude de 37 mil pés ou por que a torre de Brasília não recomendou ao Legacy que mantivesse o plano de vôo original. "Não posso responder isso ainda. Preciso de mais informações, conversar com os controladores", explicou. "Vamos ter essas respostas".





Fonte: G1

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