Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 15 de Novembro de 2006 às 13:05

    Imprimir


O clérigo islâmico Omar Bakri Mohammad, que saiu do Reino Unido em 2005 diante do temor de ser detido pelas novas leis antiterroristas, utiliza vários pseudônimos para apoiar o terrorismo através da internet, afirmou hoje a rede "BBC".

De acordo com uma investigação da "BBC", o clérigo libanês elogiou a atuação dos terroristas dos ataques de 7 de julho de 2005 contra o transporte público de Londres, e pareceu apoiar um ataque contra o aeroporto de Dublin.

Bakri entra em contato com jovens muçulmanos britânicos através de site de "chat" pela internet, acrescenta a rede.

O clérigo qualificou aos terroristas suicidas de 7 de julho de "grandes homens", e ressaltou que estes estão no "paraíso", segundo a "BBC".

A rede afirmou que um grupo chamado "Vigil", formado por ex-policiais e cujo objetivo é localizar a atividade de extremistas, conseguiu se infiltrar no site do clérigo, que não tem permissão para voltar ao Reino Unido.

Perguntado por um membro do "Vigil" se o aeroporto de Dublin deveria ser alvo terrorista porque as forças dos EUA passam por ali em sua rota rumo ao Iraque, Bakri disse: "Atingir o alvo, atingir muito duro".

O vice-ministro do Interior britânico, Tony Paul McNulty, disse que analisará as afirmações da "BBC", pois "glorificar o terrorismo pela internet é um crime".

Em agosto do ano passado, Bakri saiu de Londres para viajar ao Líbano, diante do temor de ser detido pelas leis antiterroristas britânicas que punem a "glorificação" do terrorismo.

O clérigo, que vivia no Reino Unido como refugiado, foi fundador da organização radical islâmica Al-Muhajirum e originou um escândalo neste país ao afirmar, entre outros, que aprovava a eventual tomada de reféns em escolas britânicas, se a causa fosse justa.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260507/visualizar/