Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 15 de Novembro de 2006 às 13:02

    Imprimir


A produção industrial da zona do euro ficou abaixo do esperado em setembro, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira, o que confirma a perda de fôlego do crescimento no terceiro trimestre e sinaliza um início fraco para o último trimestre de 2006.

A agência de estatísticas da União Européia, a Eurostat, informou que a produção industrial dos 12 países que compõem a região caiu 1 por cento em setembro ante agosto. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a produção avançou 3,3 por cento.

Economistas consultados pela Reuters esperavam um recuo de 0,3 por cento em setembro e um ganho de 4,5 por cento na comparação com o registrado um ano antes.

"O fraco setembro aponta para um quarto trimestre mais brando, já que o ponto de partida é fraco", afirmou Ken Wattret, economista do PNB Paribas.

Mas Wattret acrescentou: "Esperamos que o crescimento como um todo na zona do euro seja sustentado ao longo do quatro trimestre por gastos dos consumidores que serão antecipados na Alemanha por conta do aumento do imposto sobre valor agregado que ocorrerá na virada do ano".

A queda em setembro foi puxada pela retração de 3,3 por cento na produção de bens duráveis para consumo e pela queda de 2,2 por cento na fabricação de bens intermediários.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/260508/visualizar/