Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 08 de Dezembro de 2013 às 21:57

    Imprimir


O consumo de carne no mundo vem crescendo puxado por uma alta na ingestão da comida pela China e pela Índia, aponta estudo publicado na última edição do periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences.


 
O maior consumo de carne por esses dois países põe em risco ecossistemas do planeta, alerta o estudo de âmbito global e que detalha hábitos alimentares de 176 países de forma inédita, calculando o nível trófico humano (métrica que é usada na ecologia para localizar espécies na cadeia alimentar).


 
Esse cálculo é importante ao revelar onde a humanidade se encaixa no ecossistema, ajudando cientistas a entenderem exatamente o impacto humano no consumo de energia e recursos naturais. E a notícia é ruim, estamos cada vez mais carnívoros.


 
Assim, de acordo com a métrica, plantas e algas localizam-se no nível trófico 1; coelhos, que se alimentam de plantas, ocupam o nível 2; raposas, predadores de herbívoros como os coelhos, ficam no nível 3; bacalhau, peixe que come outros peixes, situa-se no nível 4; ursos polares e baleias orcas, que quase não têm predadores e alimentam-se de outros animais, ficam com níveis até 5.5.


 
Dentro dessa escala, humanos estariam no nível 2.21.


 
Contudo, a humanidade vem galgando degraus na métrica: já subiu 3% desde 1961, o que preocupa o cientista-líder do estudo Sylvain Bonhommeau, ligado ao Instituto da França de Pesquisas para Exploração do Mar. "Se subirmos mais no nível trófico, impactaremos nossos ecossistemas", diz ele na divulgação da pesquisa.


 
Outros especialistas ecoam o alerta. "Pode parecer uma diferença pequena [os 3% de crescimento], mas quando se pensa em como isso é calculado, é muito", afirmou à revista Nature o cientista Thomas Kastner, da Universidade Alpen-Adria, na Áustria. "Uma mudança de 0.1 ponto significa que estamos consumindo consideravelmente mais carnes e comidas à base de animais."


 
De acordo com os pesquisadores, o nível trófico de um organismo é calculado com base nos alimentos presentes em sua dieta e a proporção com a qual eles são consumidos. No caso dos seres humanos, a pesquisa avaliou o consumo de 102 tipos de comida nos já mencionados 176 países.




Fonte: Do UOL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/2608/visualizar/