Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 12 de Novembro de 2006 às 15:52

    Imprimir


O governo comunista do Vietnã deu início neste domingo ao maior evento diplomático de sua História, a reunião anual de representantes dos 21 países que integram o Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), cujos encontros se centrarão no livre comércio e na Coréia do Norte.

Cartazes de boas-vindas já foram instalados, as avenidas estão limpas e há um forte dispositivo de segurança para o evento em Hanói, capital vietnamita, que terminará no próximo fim de semana com uma cúpula presidencial que contará com a presença dos presidentes americano, George W. Bush, chinês, Hu Jintao, e russo, Vladimir Putin.

Os presidentes de Peru e Chile, Alan García e Michelle Bachelet, também têm previsto participar da cúpula, enquanto os deputados mexicanos negaram ao presidente Vicente Fox uma permissão para viajar ao Vietnã.

O evento é uma oportunidade para que o Vietnã, um país com 84 milhões de habitantes que deixou para trás o isolamento do pós-guerra para se tornar a segunda economia de maior crescimento da Ásia oriental, atrás da China - destaque de sua chegada ao cenário mundial, ao mesmo tempo em que prepara sua adesão para a Organização Mundial do Comércio (OMC).

"A reunião informal começou", disse Christopher Hawkins, porta-voz da APEC. "Os altos funcionários têm uma última oportunidade para discutir as questões abordadas ao longo da semana por ministros e chefes de governo". O vice-ministro vietnamita das Relações Exteriores, Le Cong Phung, disse que os líderes buscarão reativar as estancadas negociações com a OMC para derrubar os obstáculos ao livre comércio, uma iniciativa que terá um empurrão com a visita a Hanói do diretor-geral da OMC, o francês Pascal Lamy.

"Os membros da APEC fornecem um indicador preciso das visões e idéias econômicas mundiais, assim podem identificar uma forma de avançar, este caminho provavelmente seja aceitável para a OMC", destacou.

Embora os protestos antiglobalização tenham marcado outros encontros internacionais similares, estes são pouco prováveis no Vietnã, que proíbe os partidos da oposição, a concentração de pessoas, e censura a liberdade de expressão.

Hanói mobilizou sua força de 15.000 policiais na cidade, afastou os vendedores ambulantes do centro e colocou guardas armados em frente aos oito hotéis cinco estrelas que acomodarão os participantes.

O foco diplomático terá lugar realmente na quarta-feira, quando se reunirem os ministros do Comércio e das Relações Exteriores, e na sexta-feira, quando se encontrarem os chefes de Estado e de governo para um fim de semana de encontros bilaterais e multilaterais.

A agenda inclui:

- Enfrentar a ameaça apresentada pelo programa nuclear da Coréia do Norte depois de seu surpreendente teste atômico de 9 de outubro. Os enviados de Estados Unidos, Coréia do Sul e Japão para as negociações de seis partes para desarmar Pyonygang se reunirão na quarta-feira e depois informarão à cúpula.

- Combater o terrorismo e o financiamento dos terroristas, um tema sobre o qual Bush também conversará com o governo indiano antes de chegar a Hanói.

- Gripe aviária e outras pandemias. O coordenador da ONU para o tema, David Nabarro, alertou na semana passada que o influenza aviário, que matou mais de 150 pessoas desde 2003, continuará sendo uma ameaça significativa na próxima década.

- Livre comércio, sobretudo o impulso dos Estados Unidos para criar uma gigantesca zona comercial transpacífica que ponha um fim ao "efeito spaghetti" (sobreposição de regras comerciais) criado por tratados de livre comércio bilaterais e regionais isolados.

Segundo funcionários, embora países como Chile, Nova Zelândia e Cingapura apóiem esta idéia, outros se preocupam com a dificuldade de reconciliar os níveis díspares entre os membros do APEC.

Embora os compromissos do APEC sejam voluntários - o que, segundo críticos, limita sua influência - o fórum é importante porque representa 40% da população mundial, 47% de seu comércio e 60% de seu PIB.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261149/visualizar/