Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 12 de Novembro de 2006 às 15:37

    Imprimir


A Cúpula Global do Microcrédito começou neste domingo (12), em Halifax, com a presença da rainha da Espanha e do último prêmio Nobel da Paz, Mohammed Yunus, e com o desafio de tirar 500 milhões de pessoas da pobreza absoluta até 2015.

A cúpula, que acontece na localidade canadense até 15 de novembro, reúne mais de 2.300 delegados que discutirão o processo que permitiu que cerca de 100 milhões de famílias das mais pobres do mundo tenham tido acesso a microcréditos nos últimos nove anos.

Além disso, os participantes abordarão estratégias para conseguir nos próximos anos que este tipo de financiamento esteja disponível para 175 milhões de famílias até 2015.

A campanha da Cúpula do Microcrédito começou em 1997 o processo para estender esta modalidade de empréstimo nos países mais pobres do mundo, como mecanismo para combater a pobreza extrema.

Agora enfrenta o desafio de distribuir os microcréditos de forma mais equilibrada, especialmente na África, Ásia e América Latina.

O mais recente prêmio Nobel da Paz disse que, embora nos últimos anos 100 milhões de famílias tenham conseguido acesso a instrumentos financeiros que antes eram inacessíveis, a distribuição é desigual, com alguns países que concentram a maior parte dos empréstimos.

A campanha também busca aumentar o interesse das instituições bancárias tradicionais sobre as microfinanças, mas sem corromper o objetivo social da idéia.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261152/visualizar/