Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 12 de Novembro de 2006 às 12:53

    Imprimir


Os 21 países-membros do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC) começaram neste domingo uma semana de discussões que devem terminar no próximo fim de semana com uma cúpula dedicada, sobretudo, à Coréia do Norte, e à reativação do comércio mundial.

"A reunião informal começou", disse Christopher Hawkins, porta-voz da APEC. "Os altos funcionários têm uma última oportunidade para discutir as questões abordadas ao longo da semana por ministros e chefes de governo". O vice-ministro vietnamita das Relações Exteriores, Le Cong Phung, disse que a reabertura de negociações da rodada de Doha no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) também está na ordem do dia.

"Os membros da APEC representam uma justa concentração de idéias e opiniões mundiais acerca da economia; se a APEC pode intensificar um caminho para avançar, poderia satisfazer a OMC", avaliou.

A cúpula do próximo fim de semana, à qual devem assistir, entre outros, os presidentes americano, russo e chinês, respectivamente George W. Bush, Vladimir Putin e Hu Jintao, é um dos acontecimentos diplomáticos mais importantes para o regime de Hanói.

O país comunista acaba de receber a autorização da OMC para ser seu 150º membro, incorporação que será efetiva provavelmente até o fim do ano.

As discussões também tratarão da ameaça representada pelo teste nuclear norte-coreano de outubro, a luta contra o terrorismo e suas formas de financiamento e particular, e a vigilância necessária de doenças infecciosas, sobretudo a gripe aviária.

A APEC reúne Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, Peru, Rússia, Cingapura, Tailândia, Taiwan e Vietnã.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261191/visualizar/