Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 11 de Novembro de 2006 às 16:39
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Alto do Rio Paraguai se reuniram neste sábado (11), em Nortelândia, para definir novas ações, com o objetivo de dar prosseguimento ao processo de desenvolvimento desencadeado com base em várias cadeias produtivas já definidas, como seringa, avicultura, suinocultura, abacaxi, entre outras.

Os prefeitos dos municípios de Alto Paraguai (Umbelino Alves Campos), Arenápolis (Oliveira Sampaio), Barra do Bugres (Aniceto Miranda), Campo Novo do Parecis (Sérgio Costa), Denise (Isrrael Antunes), Diamantino (Francisco Mendes), Nortelândia (Vilson Ascari), Nova Marilândia (José Aparecido dos Santos), Nova Maringá ( Gilmar Pereira Fagundes), Nova Olímpia (José Elpidio), Porto Estrela (Mauro André), Santo Afonso (Venceslau Botelho), São José do Rio Claro (Massao Watanabe) e Tangará da Serra (Júlio César Ladeia), se reuniram com o Secretário de Estado de Agricultura, Cloves Vetorato, o Adjunto de Meio Ambiente, Luiz Henrique, o Presidente da Empaer, Aréssio Paquer, o Coordenador do MT Regional, Neurilan Fraga e o Secretário Executivo do Consórcio, Arnaldo Pereira, para discutir diversos assuntos, entre eles uma parceria com a Escola de Governo, para treinar funcionários dos municípios na confecção de projetos. O Coronel Almir Balieiro, Diretor da Escola, apresentou uma proposta, que foi aprovada pelos prefeitos e iniciará um treinamento nos próximos dias, numa parceria da AMM, SEDER e Municípios, através de um curso de Noções Básicas para Elaboração de Projetos, que deve ser oferecido em 2007, oportunizando 35 vagas aos municípios. O prefeito de Brasnorte, Mauro Rui Heisler, foi pessoalmente ao encontro apresentar o nome de seu município, para integrar o consórcio.

O Secretário de Estado de Agricultura, Cloves Vetorato, fez questão de afirmar que os consórcios têm apresentados resultados positivos e que a parceria em diversas áreas com o estado, visa fortalecer as ações e consolidar o desenvolvimento econômico regional.

O presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, que vem participando da maratona de reuniões, fez uma avaliação positiva dos encontros, destacando a importância dos consórcios para o desenvolvimento dos municípios. “Essa iniciativa possibilita que os prefeitos discutam os problemas regionais e fortaleçam a parceria para buscar juntos, e de forma mais econômica, os melhores resultados”, destacou Cidinho.

O prefeito de Nortelândia, Vilson Ascari, enfatizou a importância do consórcio para os municípios, na busca de alternativa econômica que possa alavancar o desenvolvimento de econômicas exauridas, como as cidades da região. Ascari disse que a união dos municípios em torno de interesses praticamente comuns, fortalece as ações, alcançando resultados práticos.

Os encontros são realizados pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM e Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural – Seder. Participam das reuniões prefeitos, secretários municipais de Agricultura, vereadores e lideranças municipais.





Fonte: Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261343/visualizar/