Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 11 de Novembro de 2006 às 08:20
Por: Cirlene Lopes

    Imprimir


Mirassol D'Oeste - “A solução para o crescimento está dentro do município, dentro das pessoas da cidade. Não dá para ter uma retomada no crescimento sem a participação coletiva”. Foi com este alerta que o economista Luiz Antônio Pagot abriu a programação do Workshop Comércio Exterior e Políticas de Desenvolvimento Econômico, na tarde desta sexta-feira (10), em Mirassol D’Oeste. “O associativismo, o cooperativismo são fundamentais para que se entenda que sem a participação do empresariado local, sem a participação dos segmentos organizados da sociedade, a articulação e a mobilização governamental são insuficientes”, afirmou Luiz Antônio Pagot, palestrante do evento.

Falando para empresários, produtores, estudantes e políticos da região Oeste, o ex-secretário-chefe da casa Civil chamou atenção dos participantes para as possibilidades de atividades econômicas que podem ser implementadas pelos municípios. “Recursos de financiamento existe, subsídios e incentivos para o processo de industrialização existe, agora é preciso que desperte a semente do empreendedorismo”, destacou.

A palestra “Vantagens Competitivas de Mato Grosso”, funciona basicamente como uma injeção de ânimo e motiva os participantes a irem em busca das potencialidades que a região tem. No caso da região Oeste, Pagot destacou o turismo, integração com a Bolívia, organização do artesanato e implantação de instituições de Ensino Superior e profissionalizante como instrumentos de desenvolvimento. “Essa região atravessou um ciclo importante em que teve um desenvolvimento muito acima do que ocorre agora e precisa retomar. Tem um potencial extraordinário e pessoas com criatividade e capacidade, mas precisa haver a mobilização regional”, disse o economista.

Além das palestras que buscam despertar o sentimento de empreendedorismo na população, o workshop traz palestras técnicas, que ensinam e indicam caminhos para quem deseja aprender a exportar. Fernando Kinoshita, doutor em Direito Comunitário, fala sobre “Como e Por que Exportar” e o professor Vitor Galesso, sobre a “Prática de Comércio Exterior”. Os dois conseguem esclarecer aos participantes as dúvidas sobre um tema complexo e pouco conhecido pela maioria, como os segredos para entrar no mercado internacional.

A funcionária do setor de planejamento da Prefeitura de Mirassol D’Oeste, Gercira Ferreira Lemes, destacou a importância das informações recebidas na palestra sobre Como e Por que Exportar. “É uma situação atual no mundo globalizado e a gente percebe que estas informações sobre como inserir os produtos no mercado internacional estão muito distante da nossa realidade”, afirmou Gercira.

O economista Vivaldo Lopes, primeiro palestrante do workshop, lembrou que este programa de desenvolvimento regional é uma importante obra que o Governo do Estado leva aos municípios.”É uma obra inovadora, porque os municípios estão acostumados a receber obras físicas, asfalto, salas de aula, hospitais. Neste caso, o governo reuniu especialistas para incentivar o empreendedorismo local, dar informações sobre economia local, nacional, mundial e estimular o comércio exterior”, comentou Vivaldo Lopes.

Obra que atendeu a expectativa, na opinião do chefe da Ciretran local, Donizete Viana. Segundo ele, a realização deste workshop é uma reivindicação da população e servirá como uma arrancada para o crescimento da região. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cáceres, Jorge Amedi, acompanhou durante todo o dia as palestras em Mirassol D’Oeste e acrescentou que Cáceres já vive os frutos do workshop, ocorrido em junho. “Foi muito bom, porque despertou nos empresários locais, grandes e pequenos, o desejo de exportar e nos mobilizou em Cáceres”, disse Jorge Amedi.

Cáceres é uma das cidades que implantou o Centro de Excelência em Comércio Exterior, com o objetivo de capacitar e orientar os empresários da região para trabalhar com o mercado internacional.

Nesta edição do workshop, foram seis palestras no total. A última palestra abordou “O Potencial de Mercado de Mato Grosso com Países Andinos”, ministrada pelo consultor Serafim Carvalho de Melo. Um tema muito lembrado como uma das boas opções para a região pela proximidade com a fronteira boliviana.

A próxima edição do Workshop Comércio Exterior e Políticas de Desenvolvimento Econômico será no dia 24 de novembro, em Lucas do Rio Verde. Em Mirassol D’Oeste o evento atraiu participantes de Cáceres, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Jauru, Glória D’Oeste e Pontes e Lacerda.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261470/visualizar/