Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 09 de Novembro de 2006 às 09:38

    Imprimir


As restrições impostas pela Rússia após a descoberta de casos de febre aftosa em bovinos do Mato Grosso do Sul e do Paraná, no fim do ano passado, devem reduzir o volume das exportações brasileiras de carne suína em cerca de 12% em 2006, segundo previsão da Abipecs, que reúne produtores e exportadores do segmento.

Conforme Pedro de Camargo Neto, presidente da entidade, em 2007 os embarques físicos devem se recuperar e voltar ao nível de 2005 (625 mil toneladas no total). Em parte, contudo, a confirmação dessa expectativa depende da suspensão do embargo russo ao produto de Santa Catarina, que abriga um dos maiores pólos de suínos do país.

Com a retirada parcial da barreira de Moscou aos embarques do Rio Grande do Sul, a partir de maio, as exportações brasileiras até que registraram alguma recuperação, ressalta Camargo. Assim, de janeiro a outubro as vendas ao exterior somaram 431.774 toneladas e renderam US$ 849,9 milhões - mas ainda com quedas de 19,9% e 15,9%, respectivamente, em relação a igual período de 2005.

Apesar das travas, a Rússia segue como o principal destino das vendas brasileiras ao exterior. Segundo a Abipecs, o país comprou 26% menos até outubro, mas absorveu 52% das vendas totais.





Fonte: Valor Econômico

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/261937/visualizar/