Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 05 de Novembro de 2006 às 17:02

    Imprimir


Centenas de pessoas homenagearam hoje Santos Dumont em um parque da periferia de Paris por ocasião do centenário do primeiro vôo do 14-Bis.

O parque Bagatelle de Paris testemunhou, em 23 de outubro de 1906, a primeira vez em que um avião se elevou do chão para voar alguns metros. Santos Dumont repetiu a experiência em 12 de novembro, desta vez com mais eficácia, já que percorreu 220 metros em 21 segundos a uma altura de seis metros.

Para a homenagem, foi reconstruído um aparelho igual ao 14-Bis, com telas e bambu, que foi pilotado pelo brasileiro Danilo Flores Fuchs.

No entanto, o piloto não conseguiu fazer com que o aparelho decolasse e, após percorrer 150 metros sem sair do chão, interrompeu seu trajeto com uma asa quebrada.

A decepção do piloto e dos espectadores não tira o brilho da proeza de Santos Dumont, que recebeu vários prêmios e reconhecimentos por causa daquele vôo.

Em 1903, os irmãos americanos Orville e Wilbur Wright conseguiram fazer com que um aparelho voasse em uma praia da Carolina do Norte, mas o avião foi lançado de uma colina, e não decolou do chão. Santos Dumont é homenageado em duas exposições. Uma delas, em um teatro da localidade de Neuilly (periferia de Paris), mostra os sucessos do aviador brasileiro, enquanto a outra, apoiada pela prefeitura da capital, apresenta documentos inéditos do pioneiro.

Filho de um rico fazendeiro do ramo do café e de uma francesa, Alberto Santos Dumont (1873-1932) foi um jovem interessado pelos avanços científicos de sua época e decidiu ir morar em Paris em 1892, onde desenvolveu sua habilidades em engenharia aeronáutica e mecânica.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/263031/visualizar/