Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 05 de Novembro de 2006 às 08:54

    Imprimir


O período de Piracema em Mato Grosso começa nesta segunda-feira, 6 de novembro, e vai até o dia 28 de fevereiro de 2007. Durante esse período, só será permitida a pesca de subsistência desembarcada, utilizando linha de mão ou vara com linha e anzol ou com barco a remo. A pesca deve ser feita com apetrechos artesanais e para fins de manter a alimentação familiar. Cada pescador ribeirinho terá direito a uma cota diária de 3 quilos, mais um exemplar.

A proposta da prática da pesca esportiva em Mato Grosso durante a Piracema, apresentada pela primeira vez no Estado, foi recusada pela maioria dos conselheiros do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema).

As datas da Piracema definidas pelo Ibama, por meio de uma instrução normativa publicada no Diário Oficial, são as seguintes: proibição da pesca na bacia do Alto Paraguai no período de 6 de novembro a 28 de fevereiro de 2007; na bacia do Araguaia de 1° de novembro a 28 de fevereiro e na Amazônica de 3 de novembro a 28 de fevereiro.

Confira as medidas mínimas autorizadas durante o período da Piracema: barbado - 60 cm; cachara - 80 cm; ximburé - 20 cm; curimbatá - 30 cm; dourado - 65 cm; jaú - 90 cm; jurupensem - 35 cm; jurupoca - 40 cm; pacu - 45 cm; piau - 20 cm; piavuçu - 35 cm; pintado - 85 cm; e piraputanga - 30cm.

As espécies que não possuem medida mínima, como bagre e piranha, são contados através da cota permitida para cada pescador.

Pesca Esportiva

Segundo a coordenadora de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Edlaine Theodoro, que é bióloga e há vários anos trabalha no controle da pesca no Estado, uma das defensoras da proposta, o projeto experimental da pesca esportiva seria realizado numa extensão de 15 km do rio Paraguai no município de Cáceres com acompanhamento de técnicos da Sema, Ibama e pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A proposta era fazer um monitoramento durante um ano para saber detalhes sobre a vida dos peixes após serem capturados e soltos novamente nos rios, além de estudar os apetrechos a serem utilizados para este tipo de pesca. A pesca esportiva seria realizada a partir do mês de fevereiro de 2007, mas a proposta foi reprovada.

Fiscalização

A Coordenadoria de Fiscalização de Pesca da Sema já tem suas metas traçadas e planos organizados para a fiscalização no período em que fica proíbida a pesca. Três equipes mistas foram formadas por agentes ambientais e policiais militares do Batalhão Ambiental para trabalhar em conjunto.

Este ano a Coordenadoria de Fiscalização de Pesca também vai aumentar, em pelo menos mais um posto fixo e alguns postos volantes, a fiscalização, principalmente na bacia do Pantanal.

Os dois postos fixos vão ficar localizados na comunidade de Estirão Comprido e na comunidade da Fazenda Ninhal, na região do município de Barão de Melgaço. A Sema ainda vai contar com as equipes que serão montadas com agentes das diretorias regionais que vão se juntar este ano a cerca de 50 a 70 policiais do Batalhão Ambiental.





Fonte: Redação com Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/263113/visualizar/