Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 03 de Novembro de 2006 às 11:30

    Imprimir


Delegados dos 191 países signatários do Protocolo de Montreal, que trata da redução das emissões de substâncias prejudiciais à camada de ozônio, comemoraram hoje, em Nova Délhi, os bons resultados obtidos nos últimos anos.

Na reunião anual estipulada pelo protocolo, assinado em 1987, os países signatários se comprometeram a continuar seu compromisso de eliminar as substâncias que destroem a camada de ozônio e acabar com o comércio ilegal desses materiais.

A extensão da camada de ozônio atingiu um recorde histórico este ano, de 27,5 milhões de quilômetros quadrados, segundo uma medição feita pela Nasa. De acordo com o secretário-executivo do Protocolo de Montreal, Marco González, isso se deve "ao fato de a temperatura da Antártida estar mais baixa que o normal neste ano".

Segundo González, a quantidade de substâncias prejudiciais à camada de ozônio lançada na atmosfera é de "apenas 100 mil toneladas", em comparação ao 1 milhão de toneladas de 1987, ano da assinatura do protocolo.

"Os progressos ocorreram em todos os níveis: países desenvolvidos reduziram suas emissões em 98%, e os países em desenvolvimento fizeram um corte de 50%", disse González.

Tom Land, ex-presidente do escritório do Protocolo de Montreal, disse em entrevista coletiva que, apesar disso, o buraco na camada de ozônio continua sendo "preocupante", porque as moléculas poluentes permanecem por um longo tempo. Por isso, os avanços só começarão a ser percebidos em alguns anos.

"Há um período de sete anos entre a produção da substância e sua repercussão sobre a molécula de ozônio, mas os cientistas comprovaram que, desde 2002, quando foi registrado o recorde histórico de substâncias poluentes na estratosfera, os índices estão melhorando", disse Land.

O Protocolo de Montreal, assinado por 191 países, estipula a realização de um encontro anual entre seus membros, para avaliar o cumprimento geral dos compromissos, "com alta porcentagem de êxito", segundo González.

Em Montreal, foi estabelecido um sistema de responsabilidades apoiado em três pilares, que consiste na criação de um período de adaptação de dez anos para os países em desenvolvimento, na implementação de um fundo multilateral de ajuda e na transferência de tecnologia para ajudar os países pobres a se adaptar.

O Protocolo de Montreal trata da redução do uso de substâncias que destroem a camada de ozônio - como os CFC usados nos aparelhos de ar condicionado -, e sua substituição por outros componentes menos prejudiciais ao meio ambiente.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/263507/visualizar/