Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 24 de Outubro de 2006 às 13:41

    Imprimir


O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE), da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), participa da VII Jornada Odontológica – Fórum Acadêmico e Profissional/2006, realizada pela Universidade de Cuiabá (UNIC), em período integral. O evento acontece durante os dias 24 a 27 de outubro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), e tem como tema “Ser especial e não ser diferente”.

De acordo com a diretora geral do Ceope, Daniely Beatrice Ribeiro Lago, os odontólogos do Centro Estadual participarão da VII Jornada. “Essa participação demonstra o interesse dos profissionais em se qualificar e aperfeiçoar visando melhorar cada vez mais o atendimento aos pacientes especiais usuários do Sistema Único da Saúde”, disse.

Conforme Daniely Beatrice, a jornada vai abordar a evolução da odontologia para pacientes especiais em Mato Grosso. “O Ceope será mostrado como um marco deste avanço no Estado. Em pouco mais de um ano de implantação, o Centro promoveu a assistência odontológica para aproximadamente quatro mil pacientes cadastrados, oferecendo serviços na área de prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões bucais”, comentou.

Na quinta-feira (25.10), a partir das 15 horas, nove trabalhos de servidores do Ceope serão apresentados durante o evento. Entre eles estão “Resultados alcançados em um ano de funcionamento de um Centro de Referência Estadual para Assistência Odontológica à Pessoa com Necessidades Especiais”, por Daniely Beatrice, “Perfil clínico dos pacientes do serviço de reabilitação de fissuras labiopalatinas do Hospital Geral Universitário”, por Ronaldo Ibarra, “Cárie Dentária, Abordagem Conservadora para Pacientes Especiais”, com Juliana Moreno, “Tratamento odontológico em pacientes com coagulopatias hereditárias”, por Mário Luis Tocantins e ” Atendimento Médico Odontológico ao Paciente Hemofílico”, por Gláucia Larroyed Oliveira, entre outros.

Ainda nesse período estará acontecendo na sede do Centro Estadual, que fica na avenida Historiador Rubens de Mendonça, ao lado do Hospital do Câncer, uma capacitação em biossegurança para todos os auxiliares de consultório dentário (ACDs), técnicos de higiene dental (THDs) e de enfermagem do Centro.

CEOPE - O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) foi criado pela Lei 8.344, de 30 de junho de 2005, com especialização em câncer bucal definida na Resolução da Lei 8.342, do mesmo ano. A Lei também definiu o MT Laboratório como referência estadual na realização de exames de patologia bucal. O Ceope tem capacidade de atender em média 80 pacientes por dia.

O Centro ministra cursos de capacitação de profissionais em municípios do interior para tornar possível a descentralização e interiorização do serviço de odontologia estadual. Também levou a campanha “Mato Grosso Contra o Câncer Bucal” aos municípios de Araputanga, Cuiabá, Poconé, Rondonópolis, Tangará da Serra, Jaciara, Sorriso, Colíder, Diamantino, Sapezal, Juara, Sinop, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Barra do Garças, Alta Floresta e aos municípios da Baixada Cuiabana.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266156/visualizar/