Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 24 de Outubro de 2006 às 10:05

    Imprimir


O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação, mostrou que apenas 6,9% dos estudantes do terceiro ano do ensino médio têm uma compreensão adequada dos conceitos matemáticos. Os dados, divulgados pelo jornal Folha de S.Paulo, são de uma pesquisa realizada pelo MEC em 2003 e explicam o medo das matérias de exatas na hora dos vestibulares.

O estudo mostrou também que 62,3% desses alunos ficaram em uma faixa "crítica", quando os conhecimentos estão aquém do que é exigido para a série, e 6,5% ficaram no estágio "muito crítico", sem conseguir ler gráficos. Na faixa intermediária, em parte das operações indicadas para o terceiro ano são reconhecidas, ficaram 24,3% dos estudantes.

Para se enquadrar no nível considerado adequado, os estudantes precisam resolver desde questões simples até problemas de geometria analítica, equações polinomiais e operações com números complexos. Tudo o que é cobrado pelos principais processos seletivos.

Para explicar o quadro, as opiniões de especialistas variam entre a transformação da sociedade e a falta de uma didática qualificada. Para o professor do departamento de matemática aplicada da Unicamp José Plínio de Oliveira Santos, o problema vem da idéia adquirida pela sociedade de que tudo pode ser aprendido brincando, sem esforço. "É preciso sentar por horas, se dedicar", afirma. Já o professor Pierluigi Piazzi, do cursinho Anglo, considera o aprendizado de matemática uma construção, e que o não entendimento de uma parte pode comprometer todo o conhecimento da disciplina.

O resultado da avaliação feita pelo MEC ficou mais claro quando o conhecimento dos estudantes brasileiros foi comparado com o de outros países. Em 2003, o Brasil conquistou a pior colocação, dentre 41 países, no Pisa, uma avaliação internacional de educação.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266199/visualizar/