Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 23 de Outubro de 2006 às 20:49
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Comodoro (644 km a Oeste de Cuiabá) é o penúltimo município do Estado a ser beneficiado pelo projeto Parceria Rural – Agricultura em 2006. Coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), o projeto iniciou na quinta-feira (19.10) passada o curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas na cidade. Noventa e três alunos participam do curso, que encerra no próximo dia 03 de novembro.

O treinamento acontece no parque de exposições do município e em uma fazenda que fica a 20 km da cidade. Para o transporte dos alunos até os locais das aulas práticas e teóricas, a prefeitura colocou a disposição um ônibus.

De acordo com a coordenadora do projeto, Rosamaria Ferreira de Carvalho, a maioria dos alunos é jovem, entre 18 a 24 anos. “Inclusive, três participantes menores de 18 anos foram emancipados pelos pais para serem incluídos na turma. O curso não aceita menores, devido às normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que considera perigoso expor menores de 18 anos a certos treinamentos”, justificou.

Apenas 20% da turma têm experiência na área. Para os demais, este é o primeiro contato com máquinas e implementos agrícolas. “A agricultura ainda é uma atividade nova no município, mas que está em expansão. Antes, a economia da região girava em torno da madeireira e pecuária, que eram consideradas atividades principais. Isso justifica a falta e, ao mesmo tempo, a necessidade de mão-de-obra qualificada no setor da agricultura”, frisou Rosamaria.

Projeto

Depois de mais de três anos a campo, a coordenação do Parceria Rural – Agricultura prevê mudanças para 2007. O projeto será reformulado e, uma das mudanças, será o público alvo. “A idéia é dar oportunidade também às pessoas que já trabalham em fazendas, mas precisam de uma requalificação para permanecer empregadas. Novas modalidades também irão agregar o projeto no próximo ano”, adiantou a coordenadora do projeto.

São parceiros no projeto as empresas Valtra, AGCO (Massey Ferguson), John Deere, CNH (Case e New Holland), Solo Vivo Fertilizantes, Jacto, Indústria Aeronáutica Neiva, Basf, Tatu Marchesan, Semeato, Empaer, sindicatos rurais e prefeituras municipais.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266312/visualizar/