Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 23 de Outubro de 2006 às 13:35
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Com o objetivo de despertar o interesse da população para a construção de projetos ambientais, o Governo Estado vem oferecendo, desde 2005, o curso “Formação de Mediadores Pedagógicos em Educação Ambiental”. O curso, direcionado a professores, alunos e membros da comunidade, já foi realizado em seis regiões do Estado, formando cerca de 950 pessoas de 80 municípios.

Além de incentivar a implementação de Projetos Ambientais Escolares Comunitários (PAEcs), a formação leva uma visão abrangente do que é Meio Ambiente. Ou seja, apresenta aos participantes a relação direta que a preservação ambiental tem com temas como a política, gênero, desigualdade social e ações praticadas no dia-a-dia.

Durante os cursos, as técnicas da Superintendência de Ensino e Currículo, da Secretaria de Estado de Educação (SEC/Seduc), responsáveis por fazer a sensibilização por meio do Projeto de Educação Ambiental (PrEA), levam metodologias e concepção sobre o meio ambiente. “O intuito é mostrar que todos são protagonistas de ações voltadas para conservação e preservação do meio ambiente. E é por isso que o Estado leva esse curso a pessoas da comunidade também”, afirma a coordenadora do PrEA, Débora Pedrotti.

Na última semana, entre os dias 19 e 20 de outubro, mais uma etapa do curso foi ofertada para 60 pessoas da região “Vale do Arinos”, composta pelos municípios Juara, Tabaporã, Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte do Norte (localizados a 690 km, 643 km, 644 km e 663 km de Cuiabá, respectivamente). O curso aconteceu no Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Juara.

Projetos Comunitários Escolares

Na oportunidade, os participantes fizeram trocas experiências sobre projetos ambientais desenvolvidos e discutiram novas ações. Ao participar das discussões, a professora de Língua Portuguesa, Roseli Ortega, falou do projeto desenvolvido na escola onde trabalha, a Escola Estadual “Renato Spinelli”, localizada a 56 km de Porto dos Gaúchos, na Gleba São João: uma horta.

“Nossos alunos são bastante carentes. Muitos deles têm aqui na escola a única alimentação completa do dia. A horta incrementou o cardápio em quantidade e qualidade”, disse Roseli, acrescentando que toda a comunidade foi envolvida criação da horta, que até ganhou uma estufa para os dias chuvosos.

A horta, que ainda é usada de forma interdisciplinar e integrada entre as aulas de Ciências e Português, mudou os hábitos alimentares dos alunos, entre eles crianças de um assentamento. “Agora eles comem brócolis, couve e todo tipo de verdura e hortaliças”, observa a professora.

A aluna e integrante do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), da Escola Estadual "José Alves Bezerra”, de Porto dos Gaúchos, Leandra Boné Conceição, destacou que as metodologias repassadas no curso servirão para a implantação de projeto sobre a Piracema, articulado pela comunidade do município.

“Não é fácil montar um grupo de conscientização do Meio Ambiente. Mas estamos nos preparando para sensibilizar mais gente nessa luta e já vamos lançar até uma cartilha sobre a Piracema. Também queremos fazer um viveiro comunitário de minhocas”, conta estudante.

De acordo com Leandra, parte do rio Arinos que banha Porto dos Gaúchos está com as margens assoreadas pela estração descontrolada da minhoca. “Primeiro vamos fazer o trabalho na escola e depois vamos levar à praça e às comunidades de pescadores”, observou.

Já para o professor Luiz Eduardo de Brito Corrêa, da Escola Estadual “José Dias”, (Juara), o curso serviu para despertar ainda mais o interesse pela implementação de projetos. “A gente fica muito focado na natureza ao discutir o Meio Ambiente. Agora vejo que ele está ligado a todas as nossas ações”.

Cada participante da “Formação de Mediadores Pedagógicos em Educação Ambiental” se torna um multiplicador em seu município e comunidade. Para receber o certificado do curso, ainda se exige que o multiplicador envie a cópia do Projeto Ambiental Comunitário Escolar à Seduc. A expectativa do Governo do Estado é chegar ao final do ano de 2006 com 1.300 mediadores formados.

Formação de mediadores

Conforme a diretora do Cefapro de Juara, Livanete de Jesus Furlan Vigo, a formação veio em boa hora para a região. “O curso abre a oportunidade de discutir a realidade de cada lugar. E nós que ficamos longe das grandes cidades do Estado precisávamos de um curso como este, de alto nível”.

Na programação dos cursos oferecidos pelo Governo constam conferências e palestra em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, o Coletivo Jovem de Mato Grosso, a UFMT e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Em Juara, as conferências foram proferidas pela coordenadora do PrEA, Débora Pedrotti, com o tema “Projeto PrEA; pela técnica da Seduc, Ema Maria Silveira, com “sobre o “Racismo Ambiental”; e pelo enraizador do MMA, João Carlos Gomes, falando sobre “Gênero em Educação Ambiental”. As oficinas, uma forma mais leve e alegre de fazer a sensibilização, foram dadas por Ronaldo Eustáquio Feitosa Senra (Oficina para Jovens: COM VIDA E Coletivo Jovem) e por Elzira Malhado (Reutilização com Arte).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266430/visualizar/