Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Outubro de 2006 às 11:00

    Imprimir


As autoridades iraquianas assumirão a responsabilidade direta da segurança na metade das províncias do país antes do fim do ano, mas as forças da coalizão não devem "ir embora", afirmou nesta segunda-feira, em Londres, o vice-primeiro-ministro iraquiano Barham Saleh.

"Antes do fim deste ano, cerca de 7 ou 8 províncias do Iraque, de um total de 18, estarão sob controle iraquiano direto", afirmou Saleh, depois de um encontro com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair.

Saleh reconheceu a gravidade da atual situação no Iraque, e pediu às forças da coalizão internacional que não se retirem do país.

"Acho que a comunidade internacional não pode ir embora de forma rápida; o destino do Iraque é vital para o futuro do Oriente Médio e da ordem mundial", acrescentou.

Segundo Saleh, as autoridades de Bagdá fazem todo o possível para que as forças de segurança iraquianas sejam capazes de garantir diretamente a segurança no país.

A reunião do primeiro-ministro britânico e do vice-ministro iraquiano em Downing Street foi realizada num momento em que a violência nesse país não parece ter solução, o que desatou uma forte polêmica sobre a estratégia das forças de ocupação no Iraque.

Enquanto isso, os Estados Unidos estão à espera do informe do ex-secretário de Estado americano, James Baker - chefe de uma comissão bipartidária que está revisando a situação no Iraque -, que poderá recomendar uma mudança na estratégia em relação ao país árabe.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266448/visualizar/