Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Domingo - 22 de Outubro de 2006 às 21:00
Por: Rosane Brandão

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) finalizou, nesta sexta-feira (20.10), o “Curso de Formação Continuada do Projeto Beija-Flor – Compartilhando Experiências” realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. Ao todo, 300 profissionais da educação receberam foram qualificados.

O objetivo do curso é criar novas práticas educacionais e pedagógicas, formando diretrizes com base em uma educação diferenciada às escolas da rede estadual de ensino, que atendem a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Conforme a coordenadora do Beija-Flor da Seduc, Carmem Lúcia Giuntini, a participação dos professores foi gratificante, pois alguns chegaram com várias dúvidas e sem nenhuma experiência e saíram satisfeitos com o resultado. “Eles vieram para buscar um conhecimento adequado e diferenciado para trabalhar com a EJA em seus respectivos municípios”, informou.

Carmem ressaltou ainda, que a colaboração de vários profissionais da educação, incluindo alguns técnicos da Seduc, contribuiu para o sucesso do trabalho. “Contamos com a ajuda de colegas interessados em oferecer uma formação diferenciada e de qualidade. Foi um trabalho em equipe, objetivando um único resultado: a implantação de uma educação que atenda as necessidades dos alunos”, disse.

O curso, que iniciou na segunda-feira (16.10), contou com palestras, trabalhos em grupo e trocas de experiências entre os educadores. As atividades abordaram questões como concepção da EJA, currículo nos projetos de trabalho integrados, avaliação, habilidades e competências. Para finalizar, os professores apresentaram sugestões e propostas de uma educação diversificada para ser utilizada nas diversas formas de atendimento do Beija-Flor no Estado.

“Todas as vezes que for necessário, nós estaremos reunidos, pois é por meio desses encontros que tiramos dúvidas e manifestamos nossas opiniões. O aluno é o protagonista do cenário, escola, e, a formação do professor é importante para entender as diferenças, os problemas e as dificuldades de cada um”, destacou a diretora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro) de Rondonópolis, (a 218 km de Cuiabá), Luciane Aporta.

Os trabalhos foram coordenados por professores-formadores, sendo que cada turma foi dividida de acordo com as áreas de conhecimento: Linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Alfabetização e Coordenação.

O professor da Escola Estadual “Professor Nivaldo Fracaroli”, Ediomar Bispo Corrêa, esclareceu várias dúvidas quanto a implantação do Beija-Flor e agora está empenhado em desenvolver o projeto em seu município. “Acredito que a Seduc está no caminho certo. Se depender de nós, professores, o projeto tem tudo para dar certo”, disse.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266567/visualizar/