Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 22 de Outubro de 2006 às 15:56

    Imprimir


A Islândia violou uma moratória internacional de caça à baleia com fins comerciais, em vigor há 21 anos, ao matar a primeira baleia fin.

"Uma baleia fin foi pega hoje e será trazida amanhã", disse no sábado Rune Froevik, porta-voz da High North Alliance, com sede na Noruega, que representa os interesses dos caçadores e das comunidades de pescadores do Ártico, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Segundo Froevik, a baleia caçada tem 20 metros de comprimento.

O Ministério da Pesca da Islândia disse na terça-feira que autorizou a caça em 2007 de 30 baleias minke e nove baleias fin, alegando que este é um número sustentável. Ambas as espécies são consideradas ameaçadas de extinção no tratado internacional sobre o assunto.

A Islândia passou a reintegrar a Comissão Internacional de Baleias em 2002, depois de dez anos fora da organização.

Agora o país, que vem caçando baleias minke desde 2003 para o que diz ser pesquisa científica, une-se à Noruega que vinha sendo a única nação que permitia caça comercial plena do animal.

O Japão também permite caça a baleias minke para pesquisa, mas permite a venda comercial de sua carne.

O anúncio da Islândia irritou grupos conservacionistas e nações contrárias à caça à baleia.

Várias empresas islandesas que promovem passeios turísticos para a observação das baleias anunciaram na sexta-feira que alguns de seus clientes cancelaram suas reservas em protesto pela retomada da caça comercial.

A Comissão Européia apelou para que a Islândia reconsidere sua decisão.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266603/visualizar/