Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 22 de Outubro de 2006 às 09:27

    Imprimir


Neste ano, o total de sardinhas pescadas no país deve chegar a 55 mil toneladas, contra as 17 mil toneladas registradas em 2000 "o mais baixo volume de pescado da história no país", segundo o ministro Altemir Gregolin, da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap).

Na solenidade em que empossou os membros do Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca (Conape), no Palácio do Planalto, na última quarta-feira (18), Gregolin destacou ações adotadas pelo governo para aumentar os estoques das espécies de pescado.

Relatório Executivo do Revizee (Programa de Avaliação do Potencial Sustentável dos Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva), elaborado entre 1994 e 2004, constatou que cerca de 80% das espécies pescadas na costa brasileira estão no limite de sua capacidade de recuperação. E entre elas, a sardinha.

No Sudeste, entre o final da década de 70 e o ano 2000, a redução dessa espécie chegou a 90%, passando de 200 mil toneladas para apenas 20 mil. A produção ficou praticamente restrita à região de Itajaí (SC) e ao Rio de Janeiro.

No entanto, Gregolin informou que o governo ampliou o período de defeso da sardinha de quatro para seis meses, em 2003, nas regiões Sudeste e Sul, o que resultou em um aumento do estoque da espécie. Segundo o ministro, a ampliação do defeso tem validade até este ano e, agora, está em estudo se ela será mantida.

Outra ação, conforme Gregolin, é estimular a pesca em profundidade e a aqüicultura. Ele informou que o governo já implantou programa de financiamento para construção e modernização de embarcações e cedeu áreas da União para piscicultores produzirem nos próximos 20 anos.

"Estamos buscando ações que possam recuperar os estoques e desenvolver a pesca no Brasil de forma sustentável. Desenvolver também a pesca em profundidade e a aqüicultura, onde o Brasil tem mais potencial. É uma fronteira fantástica para explorar. Nós temos condições de desenvolver esse potencial e seguramente, nas próximas décadas, ser um dos maiores produtores de pescado", disse.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266673/visualizar/