Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 22 de Outubro de 2006 às 06:57
Por: Téo Menezes

    Imprimir


O ex-prefeito de Jaciara, Valdizete Martins Nogueira (ex-PSDB), admite que conseguiu em 2002 emenda de R$ 500 mil para reforma do Hospital Municipal somente por causa da interferência do empresário paulista Abel Pereira junto ao então ministro da Saúde, Barjas Negri. Abel é acusado de operar a máfia dos sanguessugas na gestão tucana.

Valdizete diz que, após interferência de Abel, a emenda foi liberada em 12 dias. O prazo é recorde ao se pensar na burocracia do Ministério da Saúde, principalmente porque a mesma emenda estava emperrada no governo há mais de um ano e meio.

Após viabilizar a liberação da emenda junto ao amigo e atual prefeito de Piracicaba (SP), Barjas Negri, Abel participou da concorrência pública para a reforma do hospital de Jaciara e venceu. Apesar disso, o ex-prefeito garante que não houve facilitação ao empresário porque ele ajudou na viabilização da obra.

"Depois que o José Serra (governador eleito por São Paulo) deixou o Ministério, não tinha contato com esse tal de Barjas. Ele não me atendia. Conhecia o Abel há mais de 15 anos. Ele disse que iria me apresentar o novo ministro e garantiu que o dinheiro sairia. Não sou hipócrita: só foi liberada por causa dele", relata Valdizete, ao frisar que conheceu Abel através do pai dele, Jaime Pereira, um dos fundadores do município mato-grossense de Dom Aquino.

A relação entre Valdizete e Abel é mais próxima do que se imagina. O ex-prefeito admite que, no comando da Prefeitura de Jaciara, fazia regularmente reparo em estradas municipais que circundam a fazenda do empresário paulista em Jaciara: a Cicat.

"Também vendi parte dessa fazenda por US$ 1,5 milhão e ganhei uma certa porcentagem, mas nunca confundi as coisas da Prefeitura com questão pessoal. O Abel ajudou Jaciara porque é um amigo da cidade e sabe que, como empresário, não pode só lucrar. Tem que contribuir", completa Valdizete, ao frisar que Abel sub-rogou a obra a outra empresa porque problemas na licitação fizeram com que a reforma fosse iniciada somente em 2004, quando o valor foi considerado defasado pela Cicat Construtora.

Abel visita Jaciara anualmente. Passa entre uma e duas semanas na Fazenda Cicat, localizada no centro da cidade. Ele também tem outra propriedade em Paranatinga.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266712/visualizar/