Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Outubro de 2006 às 18:43

    Imprimir


A Microsoft anunciou diversas parcerias com companhias de biologia e desenvolvedoras de softwares para criar e distribuir softwares que ajudarão pesquisadores a criar novas drogas. Segundo o InformationWeek, um acordo com a IO Informatics, que desenvolve softwares para companhias de biotecnologia e farmacêuticas, ajudará a Microsoft a comercializar um protótipo para visualização de moléculas, através do qual pesquisadores poderão inserir anotações e dados nas imagens.

O "Collaborative Molecular Environment", escrito pela InterKnowlogy, uma desenvolvedora que trabalha para a Microsoft, utiliza recursos gráficos do Windows Vista e do software de colaboração SharePoint Server, e permitirá a criação de planilhas, links e busca em um ambiente completamente online. Um projeto com a Agilent Technologies, a Applied Biosystems e a Illumina, que fazem equipamentos laboratoriais para análise de DNA, permitirá integrar dados fornecidos pelo maquinário com estudos médicos sobre a eficácia de possíveis compostos de remédios, na tentativa de criar medicamentos personalizados para cada indivíduo.

A Microsoft planeja que planilhas feitas no Excel e softwares inteligentes importem dados cruzados através de sites. Don Rule, conselheiro de estratégia da Microsoft, espera que estes trabalhos ajudem no desenvolvimento de outros softwares, eventualmente ajudando pesquisadores de biotecnologia a validar hipóteses com maior agilidade. Embora não seja uma empresa de ciência, a Microsoft quer ajudar a especificar interfaces entre dados clínicos e amostras, em muitos casos com serviços online que incorporem padrões já definidos.

Os novos parceiros integrarão a BioIT Alliance, formada em abril com o objetivo de criar parcerias com companhias farmacêuticas envolvidas na criação de medicamentos e empresas de biotecnologia, conforme noticiou o site Red Herring. No entanto, a Microsoft deve encontrar resistência de empresas do setor relutantes em compartilhar suas descobertas com concorrentes, mas para Don Rule a idéia deve ser abraçada por muitas delas, inclusive por grandes companhias que reconhecem que em alguns casos é melhor trabalhar em equipe.





Fonte: Magnet

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/266973/visualizar/