Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Outubro de 2006 às 16:20

    Imprimir


Na cidade conhecida como "capital do gado zebu", o candidato à Presidência Geraldo Alckmin (PSDB/PFL) fez hoje (20) um discurso voltado a suas propostas de governo para o agronegócio, a uma platéia formada, majoritariamente, por produtores rurais do Triângulo Mineiro.

No final da manhã, o tucano se reuniu com produtores convidados pelo Sindicato Rural de Uberaba, além de políticos locais e lideranças da cidade. Alckmin estava acompanhado do governador reeleito do Estado, Aécio Neves (PSDB).

No discurso, o candidato afirmou que a falta de políticas agrícolas no atual governo levou a agricultura brasileira à "maior crise dos últimos 40 anos". Alckmin apontou falhas em áreas como defesa sanitária, infra-estrutura e crédito, apontando ainda como responsáveis pela crise os juros altos e o câmbio não competitivo.

"Isso afeta o emprego no campo, derruba a renda, as fábricas ficam paradas, e o pior: é óbvio que, em seguida, aumenta preço de comida", disse. O tucano citou o caso do trigo, cuja produção, segundo ele, já sofre queda. "Estamos importando mais da metade do trigo da Argentina. A tonelada que era R$ 320, hoje chega a R$ 480. Isso vai repercutir no pão, no macarrão, nos alimentos que a população mais precisa."

Alckmin disse ainda que, se eleito, irá investir também na saúde área que, segundo ele, "deu marcha a ré" no atual governo. Ele defendeu, ainda, investimentos na educação. "Eu vou trabalhar com Aécio (Neves) para as escolas técnicas e as faculdades de tecnologia. Minas é um exemplo, foi o primeiro estado brasileiro a ter a escola de nove anos."

O tucano foi aplaudido também quando falou que irá "acabar com a roubalheira" no país. "O Brasil não agüenta mais essa praga da corrupção". Ele criticou ainda, no discurso, os gastos do atual governo e disse que há "desperdício de dinheiro" e "cabide de emprego". Em entrevista à imprensa, após o evento, Alckmin disse que irá cortar pastas porque "não há razão para manter 34 ministérios". Ele não disse quais seriam cortados. "Depois eu vou ver quais ministérios."

O evento foi realizado em uma casa de festas, com capacidade para cerca 1,5 mil pessoas. Segundo estimativa da assessoria do PSDB, havia no local aproximadamente 900 pessoas. Grande parte era formada por produtores rurais da região. O partido trouxe um ônibus com militantes do PSDB Jovem de Belo Horizonte para o evento. Depois de discursar na casa de festas, Alckmin seguiu para o centro de Uberaba, onde cumprimentou a população. Depois, o tucano seguiu para Varginha.

No primeiro turno, em Minas Gerais, Alckmin foi menos votado que seu adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PCdoB/PRB). Recebeu 40,6% dos votos válidos, contra 50,8% do petista. Alckmin afirmou que espera ampliar a votação no estado. "Começamos aqui com 12% e chegamos na eleição a 40%. Acho que vai crescer mais agora no segundo turno", disse.

Em Uberaba, a disputa foi equilibrada. Alckmin teve apenas 15 votos a mais que Lula. Em termos percentuais, 45,29% dos votos, contra 45,28% do petista. Aécio Neves disse acreditar que a visita de hoje terá repercussão na região. "Ele veio falar para o agronegócio, para a pecuária, que está em uma gravíssima crise no Brasil hoje por falta de governo", afirmou.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267010/visualizar/