Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 20 de Outubro de 2006 às 13:40

    Imprimir


Em estudo no qual avalia a evolução do consumo brasileiro per capita de carne de frango, ao mesmo tempo relacionando-o com os preços recebidos pelos produtores, o consultor Osler Desouzart (OD Consulting, SP) “levanta a lebre”: revela que o Brasil, maior exportador mundial e responsável por mais de um terço do comércio internacional de carne de frango (2005), também é importador do produto. Surpresos? – indaga Osler.

O verdadeiro achado advém de pesquisa no Alice Web, o sistema de análise das informações de comércio exterior via Internet desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério do Desenvolvimento. Ali é possível saber, por exemplo, que nos nove primeiros meses de 2006 o Brasil importou 345.015 quilogramas de carne de frango – pouco mais de 38 toneladas mensais, em média.

Aprofundadas as pesquisas no sistema, descobre-se que referidas importações estão restritas (pelo menos nos últimos anos) aos cortes de frango. Além disso, levanta-se a informação de que as 345 toneladas internalizadas em 2006 tiveram uma única origem: a vizinha Argentina (onde, por sinal, não se permite a entrada de frango brasileiro).

No ano passado, o Brasil importou 550 toneladas de carne de frango. Mas, segundo o Alice Web, a Argentina respondeu por somente 420 toneladas, 76% dessa importação. Descobrir o país responsável pelas 130 mil toneladas restantes só através de uma demorada pesquisa (no próprio Alice Web) entre a centena e meia de países com os quais o Brasil mantém relações comerciais.

A propósito do estudo de Osler Desouzart: observando que neste ano serão alojadas mais de 37 milhões de matrizes de corte, ele alerta que esse alojamento é suficiente para produzir cerca de 10,5 milhões de toneladas de carne de frango em 2007, ano em que, de certo até agora, só a dimensão da população brasileira, prevista em pouco mais de 189 milhões de habitantes. E, neste caso, mesmo com as exportações se recuperando e atingindo 3 milhões de toneladas, ficarão no mercado interno cerca de 7,5 milhões de toneladas de carne de frango, quase 9% a mais que o que vem sendo previsto para este ano É ou não é de preocupar?




Fonte: Avisite

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267068/visualizar/