Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 19 de Outubro de 2006 às 20:10

    Imprimir


O grupo Doutores Palhaços, da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) ministra nesta quinta-feira (19), às 19h, a palestra “A alegria nas organizações”, durante o Seminário de Administração Hospitalar realizado pela Faculdade de Cuiabá (Fauc). “Iremos falar sobre a importância da política de humanização dentro do ambiente hospitalar e da necessidade desta iniciativa que contagia, leva alegria e bem estar ser abraçada pelo administrador hospitalar para que tenham uma visão mais humanizada em relação ao paciente e não apenas como um doente a mais”, disse a gerente de Humanização, Eneida Vandoni.

Os Doutores Palhaços fazem parte do projeto “Saúde com Alegria”, desenvolvido pela Saúde em cinco hospitais públicos e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), Hospital Geral Universitário (HGU), Hospital do Câncer e nos Prontos Socorros de Cuiabá e de Várzea Grande.

O objetivo é a suavização do ambiente hospitalar, o aumento do bem-estar dos pacientes, funcionários e corpo clínico. Especialistas que trabalham com humanização afirmam que a suavização do ambiente hospitalar promove a redução do tempo de internação, aumento do bem-estar dos próprios funcionários e a diminuição das faltas no trabalho.

HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR

Segundo Eneida Vandoni, a atuação e resultados positivos da atuação dos Doutores Palhaços têm chamado atenção. No mês de setembro, o trabalho também foi apresentado durante o Encontro de Liga Acadêmica de Saúde Coletiva, que reuniu alunos do 5º de Medicina das Universidades de Mato Grosso (UFMT) e de Cuiabá (Unic). “Foi uma forma de sensibilização dos alunos quanto à importância do trabalho realizado pelos Doutores Palhaços, que visitam as unidades hospitalares e através da arte do palhaço, promovem a suavização do ambiente hospitalar. O interesse foi tão grande que vários alunos solicitaram para acompanharem uma de nossas visitas”, informou.

Mato Grosso foi o primeiro Estado brasileiro a institucionalizar a função dos “Doutores Palhaços”, que atuam desde junho de 2004. A formação inicial do grupo era composta por oito doutores-palhaços. Em julho passado, mais 10 servidores da Saúde foram capacitados e já estão atuando, o que vem dinamizando ainda mais o serviço dos profissionais nos hospitais, que vêem na alegria uma forma de humanizar o atendimento aos usuários do SUS.

Ao comentar que a atuação da Política Nacional de Humanização nestes três anos, Eneida Vandoni informou que a Gerência de Humanização está concluindo a Política Estadual, que segue as diretrizes da Política Estadual de Saúde e conta com a consultoria do Ministério da Saúde. “O foco desta política é tanto o servidor quanto o usuário do SUS para que cada um lute pela qualidade e humanização dos serviços prestados e que trabalhadores, gestores e usuários se sintam comprometidos e co-responsáveis”, comentou.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267282/visualizar/