Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 19 de Outubro de 2006 às 15:11

    Imprimir


Representantes da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS), Centro de Reabilitação Dom Aquino e empresas privadas estiveram reunidos na manhã de hoje (19.10), na casa Dom Aquino para discutirem questões técnicas para a conclusão das obras de restauração da Casa Dom Aquino.

O objetivo é buscar mais parcerias para angariar os recursos necessários para a concretização do projeto. Também foi abordado a integração entre o público específico do Centro de Reabilitação Dom Aquino com o público em geral e a elaboração do termo de cooperação.

A construção do projeto é com base na elaboração do paisagismo, transformando o local em um novo cenário arqueológico e paleonteológico ao ar livre (incluindo o estacionamento e iluminação), além de um centro terapêutico para deficientes. Somente após a reunião de hoje, os próximos passos serão definidos. No momento os realizadores do projeto, aguardam doações de madeira, que serão usadas na construção dos espaços.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Suzana Hirooka, o plano ainda está em elaboração, e no momento a meta é captar os recursos. “O projeto teve início, mas não está fechado”, disse a coordenadora.

CASA DOM AQUINO

Era chamada de Chácara Bela Vista, construída às margens do Rio Cuiabá, na metade do século XIX e possui a arquitetura em Estilo Colonial. Ela é conhecida como a casa predestinada, pois nela nasceram duas figuras ilustres da história mato-grossense. A primeira foi Joaquim Murtinho, ministro da fazenda do presidente Campos Sales. O segundo foi Dom Aquino Corrêa, o Bispo mais novo do mundo, primeiro mato-grossense a ingressar na Academia Brasileira de Letras e foi governador do Estado.

Após passar por vários proprietários, a casa pertenceu à Zaria Cunha Esteves, que em 4 de setembro de 1959 doou para Padre Wanir Delfino César. Ele idealizou montar um museu alusivo aos nobres moradores, mas com o tempo, a idéia foi esquecida. Somente em 1997 o local foi tombado como patrimônio histórico, visando à preservação do local.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267351/visualizar/