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Nacional
Quinta - 19 de Outubro de 2006 às 11:55

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O Ministro da Defesa, Waldir Pires, está no Rio de Janeiro e comentou as revelações da primeira análise feita nas caixas-pretas do vôo 1907 da Gol que caiu em Mato Grosso no final de setembro.

Waldir Pires disse que o transponder não estava funcionando na hora do choque entre o jato Legacy e o avião da Gol. Mas não há confirmação ainda “se ele estava desligado, ou se havia uma interrupção decorrente de uma pane no avião”.

Segundo o Ministro, o exame das caixas-pretas indica que houve comunicação entre o piloto e a torre de controle de Brasília mas que “não há nenhum diálogo entre os pilotos do Legacy e o controle aéreo de Brasília que pudesse significar ou resultar numa autorização para que o jato mudasse o plano de vôo ou permanecesse a 37 mil pés”.

A análise da caixa-preta teria indicado que piloto e torre de controle se falaram “num diálogo que mostrava que o Legacy estava voando em altitude normal. Ele vinha de São José dos Campos em direção à Brasília a 37 mil pés mas em seguida não há mais contato”, contou o Ministro.

Sobre a possibilidade de o piloto americano não ter entendido que ele deveria descer para 36 mil pés, como era previsto no plano de vôo entre Brasília e Teres, o ministro Waldir Pires respondeu:

“Eu não quero fazer julgamentos, mas a primeira posição do piloto é a de cumprir o plano de vôo.”

O Ministro da Defesa afirmou ainda que o Boeing 737 da Gol teve, não só a asa direita danificada pelo Legacy, como também a cauda, o que até agora não tinha sido confirmado.





Fonte: G1

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