Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 02 de Março de 2013 às 20:14
Por: Luy de Araújo

    Imprimir


Determinado a buscar alternativas de renda que possam aquecer a economia de Nortelândia, o prefeito municipal Neurilan Fraga está concluindo nesta sexta-feira (01.03) uma série de visitas a municípios do Estado da Bahia, para conhecer projetos e programas de geração de emprego e renda, através de diversas cadeias produtivas, muitas delas desenvolvidas com a utilização da técnica de irrigação, em regiões de clima seco no sertão baiano.

Durante uma semana, o gestor municipal visitou mais de 10 municípios, onde conheceu de perto o fomento a agricultura familiar com o sistema de irrigação de hortaliças e frutas (cenoura, beterraba, cebola e banana) em pequenas e médias propriedades.

 Neurilan Fraga, esteve por exemplo, nos municípios de João Dourado, Xique-xique, São Gabriel, Lapão, Canarana, América Dourada e Irecê, além de outros nas regiões de Ibipeba e Miroros, todos desenvolvendo projetos e programas interessantes que transformaram a vida de milhares de pessoas, incrementando a renda e a economia das regiões contempladas.

Nestes municípios, o índice de precipitação de chuvas é muito pouco, mesmo assim, há grande produção de alimentos, onde praticamente tudo que é plantado e colhido é feito pelo  sistema de irrigação.

O Chefe do Poder Executivo  informou por telefone, que a viagem está sendo produtiva e que é de fundamental importância para o projeto de desenvolvimento econômico planejado para a cidade que administra, e que as ideias conhecidas naquele estado da federação, podem contribuir para o planejamento estratégico delineado para Nortelândia.

“São cadeias produtivas que encaixam perfeitamente no nosso tipo de solo, uma vez que possuímos um clima melhor e propriedades as vezes bem maiores que as encontradas na Bahia” destacou ele.

Neurilan Fraga disse que pretende motivar os proprietários rurais a apostarem em outras atividades, diversificando á produtividade rural, incrementando  renda e potencializado o meio rural como indutor do desenvolvimento no campo e na cidade.

Ele porém, voltou a afirmar que o caminho para fortalecer a economia é o cooperativismo, citando os estados do Sul do Brasil, como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, como exemplos claros de que a associação através de cooperativas é a saída apropriada para fortalecer a economia, e desenvolver o meio rural.

“Temos tido dificuldades de convencer os proprietários rurais da cidade de que eles devem caminhar de forma cooperada, porque juntos podem reduzir custos e aumentar a lucratividade, e vamos continuar insistindo que esse é o caminho para atingirmos o topo da escada de produção e da rentabilidade” disse Fraga.

A administração municipal vem desde o inicio da primeira gestão trabalhando o fortalecimento e desenvolvimento de cadeias produtivas no meio rural, como a criação de frangos, piscicultura, leite, entre outras, obtendo sucesso em algumas delas.

Recentemente esteve em Brasília numa audiência com o Ministro da Pesca, reivindicando investimentos na cadeia da piscicultura, como a construção de um frigorifico para beneficiamento de peixes de tanque, como alternativa de renda.

Ainda neste primeiro semestre, será inaugurado o Centro de Capacitação da Agricultura Familiar, no Assentamento Barreirão, que irá contribuir muito na capacitação dos produtores, buscando assim novas vocações para gerar emprego e renda no município, aproveitando o bom volume de chuvas em nossa região, buscando parcerias com os governos Estadual e Federal.

“Através de experiências como essas no Estado da Bahia, conhecendo projetos que deram certo em outras regiões do país, tenho certeza de que iremos fomentar nossa economia, e vamos buscar implantá-los em nosso município, visando obter os resultados esperados para o fortalecimento da atividade rural como mola propulsora do desenvolvimento” finalizou o prefeito.








Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/26778/visualizar/