Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 17 de Outubro de 2006 às 16:11

    Imprimir


Os membros dos Ministérios Públicos Estaduais são predominantemente homens (68,6%), brancos (83,6%) e casados (47,6%). A constatação está no Diagnóstico do Ministério Público dos Estados, lançado hoje (17) pela Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça.

Embora esses dados revelem que os integrantes da instituição têm um perfil pouco diversificado, a professora da Universidade de São Paulo e coordenadora do trabalho, Maria Tereza Sadek, destaca que apenas 44,5% dos pais e 30% das mães de membros do Ministério Público têm formação superior. "Isso mostra a abertura da instituição, democratização interna".

Dois dados do estudo revelam equívocos em crenças sobre os integrantes da instituição, de acordo com Maria Tereza Sadeck. Uma delas é que, ao contrário do que se costuma afirmar, apenas 18% lecionam. Além disso, 84% dos que ingressam na carreira já trabalhavam na área jurídica. "Se derruba um mito de que a maioria dos membros era constituída por jovens sem experiência".

De acordo com a coordenadora do diagnóstico, ações para diversificar e equilibrar o Ministério Público devem ser pensadas regionalmente. "Vai variar regionalmente, temos questões de pessoal, formação e número de integrantes. Em alguns lugares esse número está bastante compatível com o número de magistrados, em outros há defasagem", afirma.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267882/visualizar/