Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 17 de Outubro de 2006 às 13:53
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


A Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), em parceria com o Senai, qualifica cerca de 60 internos do Centro de Recuperação Lar Cristão, localizado no bairro do CPA III, em Cuiabá. A instituição existe há 10 anos e trabalha na recuperação de dependentes químicos e alcoólicos, de 18 anos a 70 anos.

Desde o dia 02 de outubro são desenvolvidos no Lar cursos de artesanato em cerâmica vermelha, reaproveitamento de alimentos e pequenos artefatos em madeira. Cada qualificação tem cerca de 20 participantes e as aulas encerram em novembro.

Para os moradores do Centro de Recuperação, os cursos trazem entretenimento e qualificação profissional. Segundo a professora do curso de cerâmica, Queila Cruz, o treinamento funciona como espécie de terapia para as pessoas em recuperação.

“Eles aprendem muito rápido, são caprichosos e já produziram várias peças em cerâmica. Esta é uma forma de ocupar um tempo ocioso e trabalhar a auto-estima de cada um. Sem contar, que futuramente eles poderão trabalhar na área, caso se interessem. Ao final do curso, ainda teremos uma exposição dos trabalhos produzidos por eles”, frisou a professora.

Ivoney de Souza, 36 anos, está no Lar há um mês. Dependente químico há 20 anos, ele conta que somente agora teve coragem de procurar tratamento e vê na qualificação profissional um meio de voltar ao trabalho. “Este lugar trouxe uma esperança nova de vida e participar do curso me ajuda a pensar em trabalhar novamente. Antes das drogas, trabalhava com decoração em vidros e espelho, por isso, não tive dificuldade no trabalho com cerâmica. É uma experiência a mais pra mim, que penso em sair daqui e montar meu próprio negócio”, disse.

Já Charton Heston Carvalho da Cruz, 34 anos, participa do curso de reaproveitamento de alimentos. “Aqui na instituição somos nós que trabalhamos na cozinha, na limpeza, na arrumação da casa. O curso de culinária ajuda muito, principalmente os que não sabiam cozinhar. Quero, inclusive, trabalhar na área quando terminar o tratamento”, contou.

Lar Cristão

No momento o Centro de Recuperação em Cuiabá abriga 118 homens. Já na extensão de São José do Rio Claro são mais 48. A instituição trabalha o lado espiritual dos internos e todo tratamento dura nove meses.

“Normalmente essas pessoas procuram a recuperação por conta própria, entretanto, outros são trazidos pela família. Aqui funciona como um abrigo, onde eles cuidam de tudo: lavam, passam, cozinham, cuidam do jardim, das reformas, entre outros afazeres. Os cursos de capacitação desenvolvidos com essas pessoas são essenciais na recuperação deles. Trabalha a auto-estima e estimula outras habilidades”, destacou o presidente-fundador do Lar Cristão, Teodorico Barbosa de Souza.

Para a secretária Terezinha Maggi, levar qualificação profissional até essas pessoas é uma forma de inclusão social. "São pessoas que estão fragilizadas e buscam soluções para seus problemas, para voltar a levar uma vida normal. Precisam de vontade própria, mas também do apoio da família, amigos e de locais como este para se recuperarem da dependência química. A qualificação dá estrutura e crias novas oportunidades", ressaltou.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/267931/visualizar/